«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Jovens na Rádio

A rádio portuguesa não tem muitos programas dedicados à infância. São escassas as estações que se preocupam com os jovens abaixo dos 14 anos, embora nem sempre fosse assim. Aliás, o Bareme Rádio da Marktest - único medidor de audiências de rádio em Portugal - só contabiliza a escuta radiofónica  a partir dos 15 anos.

Mas se os programas infantis são poucos, ainda mais raros são os programas feitos por crianças. A Rádio Águia Azul contraria a tendência de se afastar a juventude das lides radiofónicas e apresenta o "Pedagógico Kids", um espaço feito exclusivamente por crianças, integrado no programa "Pedagógico na Rádio".
 
As estações emissoras portuguesas devem de ter em conta que as crianças de hoje serão os ouvintes de amanhã e que agora têm enormes apelos ao consumo de televisão e Internet.

O "Pedagógico na Rádio" vai para o ar às segundas-feiras, das 20h às 22h, na Rádio Águia Azul, em 89.60 MHz (região de Santa Maria da Feira).

2 comentários:

João Paulo Meneses disse...

O problema não é de agora, apenas se agravou. Os canais de serviço público deveriam ter uma rádio com programação infantil, para preencher uma lacuna e habituar as crianças a conhecer a rádio (isso é serviço público, mais do que ter uma rádio como a Antena 3). Agora, parece-me, é demasiado tarde. Mas daqui a 20 anos, quando se perceber porque é que a rádio se divorciou dos jovens, não deixará de se falar disto, da falta de programações infantis

Fábio Barbosa disse...

Só a título informativo, também a Rádio Marcante, em www.radiomarcante.net, vai passar a ter um espaço diário com histórias infantis, a partir de amanhã dia 1 de Junho. Irá para o ar às 22h (menos uma hora nos Açores), com o sugestivo título "Papá, Mamã, Beijinho".