«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O "Museu da Rádio"

Há, no blogue "Indústrias Culturais", uma chamada de atenção muito importante sobre o "Museu da Rádio" (que de rádio, tem pouco) que será inaugurado amanhã.

Porque será que neste país o Estado não cuida com esmero da sua história e cultura? Porque é que não consultaram os especialistas, nomeadamente Rogério Santos, um dos investigadores que mais contribuiu para a História da Rádio em Portugal e que mais defendeu a continuidade do antigo Museu da Rádio, para a constituição do novo Museu?

O museu virtual, complementa o espaço físico onde as peças podem ser apreciadas em promenor. Deve-se destacar que a história da televisão portuguesa é durante quatro décadas essencialmente a história da RTP e do serviço público de televisão. No caso da Rádio, já não é assim. O serviço público de radiodifusão sonora nasce mais de uma década após o parecimento das primeiras emissoras em Portugal. espera-se que o museu tenha previsto esta situação ou será, apenas, um museu do serviço público de radiodifusão sonora e televisiva.

Já agora, para além do Museu da RTP, existem vários espaços no país onde se apresentam coleccões de grande valor de receptores radiofónicos, como, por exemplo, os Bombeiros de Vila Nova de Tazem.

Sem comentários: