«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

segunda-feira, 11 de Maio de 2009

Rádio Para Crianças Feita Por Crianças

Os programas dirigidos à infância têm vindo a diminuir na rádio portuguesa ao longo das últimas décadas. Hoje em dia são raros. O facto de a rádio não apostar em conteúdos para a infância traduz-se (e isso já é notório) num afastamento dos jovens do meio, principalmente agora que a rádio tem como principais concorrentes a Internet, os Leitores de Áudio Digital (LAD) e os canais infantis na televisão por cabo, satélite e IP (por linha de telefone).

Mas ainda existem programas em que os mais novos são o centor das atenções. É o caso da Rádio Dos Miúdos Fantásticos (RDMF), um programa de rádio realizado exclusivamente por jovens entre os 6 e os 9 anos com coordenação de Bruno Simões. O programa vai para o ar aos Domingos entre as 13h e as 14h, na Rádio Universidade de Coimbra (RUC).

A elaboração de um programa da RDMF passa pelo universo quase total do que é uma rádio, criando assim uma rádio dentro de outra rádio. Neste contexto, a RDMF é uma rádio completa onde os miúdos fantásticos, durante uma hora, expõem toda a sua imaginação. Assim, dentro da RDMF, encontramos as notícias, o programa de desporto (Apito Dourado), o programa de entrevistas, debates e opiniões (Eu, tu, ele, nós, vós, eles), o teatro radiofónico (Pátio dos Piolhinhos), o programa de música (Nota F.) onde os miúdos fantásticos exibem os seus dotes vocais e artísticos, o programa de anedotas e adivinhas (Hora da Risota), o programa de estórias e fantasias (Hora do Conto), os anúncios, o programa de cinema (ecrã mágico), o Mundo Animal (programa sobre animais) o Jogo do Sabichão, o Ranking dos Desenhos Animados e tudo mais que uma cabeça fervilhante possa imaginar.

1 comentário:

Hugo Cunha disse...

Pois é uma pena. Que saudades do Saricoté na RR.