«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

domingo, 8 de março de 2009

Parabéns Comercial e Zero

A Rádio Comercial comemora 30 anos. A Rádio Zero, 3. Duas emissoras que ocupam espaços diferentes, mas importantes no seu segmento.

A Rádio Comercial nasceu em 1979, ocupando as frequências de Amplitude Modulada (Onda Média) e Frequência Modulada do Rádio Clube Português, nacionalizado em 1975 e integrado na recém criada Radiodifusão Portuguesa (hoje, Rádio e Televisão de Portugal). Foi um projecto inovador, com bons programas, alguns tidos, mesmo, como dos melhores de sempre da rádio portuguesa.

A Rádio Zero é um projecto do Instituto Superior Técnico, sendo uma estação com emissão exclusiva na Internet. A dinâmica e a irreverencia académica estão presentes na Rádio Zero, Algo que faz falta a muitas estações hertzianas.

4 comentários:

Hugo Cunha disse...

Parabens á Comercial pelos 30 anos e tambem parabens pela maratona de 48h seguidas de U2, desde os U2 propriamente ditos aos Duetos de Bono, além de remixes dos mesmos no habitual espaço disco das madrugadas de Sabado para Domingo. Gostei, mas agora tambem o deviam fazer com algo Portugês talvez a nossa mais famosa Banda Rock os Xutos que tambem fazem 30 anos e tal como os U2 têm album novo.

ORELHA EXTRA disse...

E já era mais do que tempo de a Zero ter uma frequencia atribuída, passando a existir no éter. É que há muita gente que não possuí acesso à Internet em casa, e não seria serviço público disponibilizar uma frequência a uma rádio que faz um trabalho inigualável no panorama radiofónico português?

memyselfandi disse...

Eu sei que já vou muito, muito atrasada. However, não podia deixar de dar os parabéns à Comercial porque me faz sorrir muitas vezes e alegra frequentemente as minhas manhãs. Muitos e BONS anos de musica e humor!

Nuno disse...

Os meus parabéns á equipa da Comercial por estes 30 anos de vida,sem dúvida esta equipa actual da Rádio Comercial é a melhor dos últimos anos,melhor só a dos anos 80 e da fase de Rádio Rock.