«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sexta-feira, 20 de março de 2009

Mau, Muito Mau!

Está a passar um anúncio de promoção da Antena 1, nos canais de televisão da RTP, que critica as manifestações. A voz é da sub-directora de informação da Antena 1, Eduarda Maio.

O texto é polémico e Eduarda Maio não deveria ter dado a voz, ao anúncio, até porque o Código Deontológico dos Jornalistas proíbe que um jornalista faça publicidade, embora aqui seja publicidade à estação onde trabalha a jornalista.

Há aqui, no entanto, outra situação. Eduarda Maio é autora do livro “Sócrates, o menino bonito do PS”. Com estas duas situações como pode a jornalista falar de política sem que os ouvintes não a estejam a conotar com o Partido Socialista? Isto no serviço público de Rádio e televisão, que deveria estar acima de qualquer suspeita.

Podia ter sido alguém que não fosse jornalista a dar a voz ao anúncio da Antena 1 e o texto podia ser outro, afinal quem paga o serviço público de Rádio e televisão são os que fazem as manifestações.

É MUITO MAU!

ACT. 22 de Março - O anúncio foi retirado das emissões ainda na sexta-feira, dia 20, e nem no portal Sapo está disponível.

9 comentários:

Anónimo disse...

E o Provedor da RDP? Não deverá ter algo a dizer?

Anónimo disse...

Para ser sincero acho que só leva a mal este anúncio quem quer. É tudo uma questão de sentido de humor na minha opinião, ou então há quem tenha enfiado o barrete. Para além do oportunismo que tem havido...

Anónimo disse...

Há muitos fantasmas em Portugal. Pobres diabos que vêem fantasmas em todo o lado.

Anónimo disse...

Concordo com os anónimos. Só vê maldade no anuncio quem quer. É uma sátira, uma chalaça, uma piada sobre as manifestações e os cortes de trânsito que provoca. Portugal ainda é um país muito mesquinho, na América do norte anúncios a parodiar acontecimentos acontecem com frequência e ninguém se atira ao ar. Portugal ainda está mergulhado na mesquinhez de pessoas que vêm maldade em tudo.
Deviam era estar preocupados com a quantidade de desempregados alunos de jornalismo e outros cursos relacionados com os media, enquanto que as Mayas e os Cláudio ramos deste país têm empregos garantidos e sem formação para tal...classe de país e desigualdade social. Mas não, discutir a piada do anúncio é que é importante, e o provedor da RDP e da RTP devem é perder tempo com isso, em vez de analisar algumas barbaridades que dizem os locutores da antena 3...(Claúdia Semedo).

Hugo Cunha disse...

Não concordo com o Só Verdades em relação á Claudia Semedo(vejam a RTP2 aos Sabados á tarde pelas 19h), sou sincero neste momento Antena3 só mesmo quando está a Claúdia Semedo ou a Ana Galvão(que infelizmente vai sair devido a gravidez) e por vezes, mas não o programa da manhã que desde que mudou após a saida do Marinho e da Claúdia Semedo(eu já não gostava da nova apresentadora na Sic Radical quanto mais ali e juro que tentei ouvir) não gosto, mas mesmo assim procuro apanhar os espaços do Nuno Markl(passei a escutar pela manhã o Pedro Ribeiro na Comercial muito mais engraçado e tenho muita pena de o ter feito). O provedor deve ter outras preocupações mais prementes que essa, como por exemplo a programação da Antena2 que por vezes é confrangedora e com comentadores que dão vontade de rir, ou programas como o Última Sessão, Sol da Meia Noite que são dos melhores programas da rádio actual serem transmitidos tão tarde, ou o programa historia de Vida que está ás 13h uma vez por semana, acabam assim matando o programa(esse é dos piores horários em rádio por isso é que muitas mesmo as de noticias apostam em música).

Anónimo disse...

História devida não tem qualquer interesse. A antena1 e a 3 têm que ser para a maioria dos ouvintes que paga a contribuição audiovisual e não apenas para os alternativos guetizados.

Hugo Cunha disse...

Anónimo é capaz de me dizer porque acabou excelente programa de Entrevistas de Vida que era emitido aos Sabados de manhã, á tanta coisa que podia acabar por lá e vão logo acabar com um dos melhores programas que tinham no ar.Porque não melhorar o espaço das 21 ás 23h que está muito mau na minha opinião ou porque ráio a maioria dos programs de autor durante a semana têm de ser para lá das 23(quando á futebol tudo bem mas e no resto do tempo porque?). Voltando ao História devida ele devia era voltar para ao molde antigo uma historia por dia durante 5/6m. Pra mim os horário que vão das 13 as 14 e das 20 as 21 que são os piores em rádio, segudo dizem, devem na minha opinião ser usados para uma de 2 ou música(como o faz a TSF com as musicas escolhidas por figuras públicas depois das as 13) ou então com programas de interactividade com o ouvinte (como é o espaço do Fernado Correia no RCP pelas 20h), progrmas de autor deviam ser evitados pois á partida morrem.

Anónimo disse...

A antena 1 tem que ter a playlist nos grandes blocos do dia: 5-11; 14-23, apenas com 3 programas de autor de excelente qualidade: seg. Grandes adeptos ( 19-20); quinta - Esplendor de Portugal (19-20) e o grande e extraordinário "Contraditório" à sexta, entre a 19 e as 20.

Cumprimentos.

Hugo Cunha disse...

Anónimo mesmo em Playlist podia ser muito melhor feito o horário nocturno até as 23 a Comercial e a RFM tambem têm playlist o e a noite consegue ser melhores(estou a incluir a Informação, no caso da Comercial não existe).