«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

segunda-feira, 30 de março de 2009

Ainda o (Lamentável) Spot da Antena 1

«O anúncio é eticamente inaceitável para qualquer jornalista e, em especial, duma estação pública. O reclame foi visto e aprovado pelos responsáveis da rádio e da TV, ninguém levantou qualquer problema ao conteúdo do anúncio, pelo contrário, todos aprovaram um anúncio claramente político, contra manifestações e de tom favorável ao governo» Eduardo Cintra Torres.

«O spot veicula de mensagem de tom anti-democrático que consideramos violador de um direito constitucional (...) é evidente que este spot fere princípios e direitos que devem ser superiormente respeitados, sobretudo em operadores com estatuto de serviço público» Adelino Gomes.

16 comentários:

Miguel Silva disse...

Como se fosse algo de novo o Eduardo Cintra Torres atacar o grupo RTP. Acho que são estas reacções que continuam a fazer com que Portugal, em termos de ideias, seja um país muito pequenino e pronviciano. Uma coisa tão simples que bastava ser vista com humor, é logo aproveitada para fazer todo o tipo de ataques aos profissionais daquela casa e pôr logo em causa a independência daquela que eu considero ser uma das melhores redacções no nosso país e a melhor no que se trata de rádio. Isto quando o anúncio nem sequer foi feito pela própria empresa mas sim por uma agência externa, enquadrando-se na linha dos outros dois. E também é curioso que o anúncio é tão escandaloso que foi preciso quase um mês para que alguém se lembrasse de que podia haver aquela interpretação. Já para não falar de que antes de ir para o ar ele foi apresentado numa conferência e ninguém viu nada de mal, mas depois, já estavam todos indignados. Também achei curioso o PSD ter pedido a demissão da direcção da Antena 1 por considerar o anúncio anti-democrático quando a líder do partido em causa disse há algum tempo que se devia fazer uma pausa na democracia por uns tempos. Pequenas ironias deste país, como o facto de se dizer que Portugal tem um óptimo sentido de humor. Assim se vê...

Hugo Cunha disse...

Sim é duvidosa a qualidade do Spot em causa, mas dai á meter todos os funcionários no mesmo saco é muito mau. A Antena1 ainda que por vezes em horários muito maus é quase a única que se dá ao trabalho de fazer rádio, com programas inovadores, programas de autor até ao nivel de programas músicais. Não se verga a 100% á playlist, o que é de louvar, pelo raro que é ao nivel das rádios nacionais. País mesquinho este em que por uma asneira que para mim nem o é a 100%faz logo uma tempestade num copo de água(destes 2 senhores já estava á espera disso não é novidade nenhuma). Salvo erro as audiências da Antena1 até têm melhorado, por isso vai claro que não a 100% num razoável bom caminho.

Anónimo disse...

O meu PSD devia estar caladinho. Enfin, nos últimos anos o PSD está patologicamente neurótico. Quem dá ouvidos ao AGOSTINHO BRANQUINHO (curiosamente a esposa trabalha na RTP/PORTO/NORTE) e a outros que nada ou pouco fizeram pelo PSD é o que acontece. São pouco espertos...Ainda por cima as pessoas responsáveis pela informação foram colocadas na vigência do GOVERNO PSD/CDS.


HÁ MUITOS NEURÓRITICOS EM PORTUGAL. LAMENTÁVEL.

ESPERO QUE A EQUIPA DA RTP TENHA A CORAGEM NECESSÁRIA PARA REPOR NOVAMENTE O SPOT.

Hugo Cunha disse...

Entre outras coisas o programa 1001Escolhas não devia ter acabado. O excelente program última Sessão não merece aquele horário da 1 ás 2 da madrugada de Sexta para Sabado,merecia um bem melhor, etc.

Anónimo disse...

São programas de gueto que não merecem outro horário. Pena, pena é não acabarem com o intragável "Lugar ao SUL". Lá chegará o tempo em que isso acontecerá.

Hugo Cunha disse...

Lugar ao Súl é um excelente programa na minha opinião como o era o 1001 escolhas. Porque ráio o programa de fados é tão tarde e durante a semana só tem 5/6m entre muitas outras coisas. Se acha que o programa é um gueto porque é que os guetos têm de ser á 1 da madrugada não podia ser ás 23 no caso do Últimna Sessão por exemplo ou mais cedo.

Anónimo disse...

Não. O gueto nem devia ter lugar na antena1. o fado não dá audiência e não atrai os mais jovens. As minorias devem estar nas horas onde há menos audiência. Não era justo a maioria estar a ser afectada pelos gostos da minoria. Para isso teria de ser a minoria a pagar a taxa de audiovisual.

Preparo um blog para o fim do intragável Lugar ao Sul.

Hugo Cunha disse...

Anónimo é a sua opinião e vendo seu ponto de vista a TSF nunca poderia transmitir o espaço a Play List de gente famosa de Segunda a Sexta ás 13 e pouco(salvo erro repete ao fim de semana), essas escolhas por vezes englobam Fado Jazz, World Music, Musica Francesa etc, não seria hora para ouvir disto. Ou a Antena1 nunca poderia ter pelas 15h de Quinta o espaço ao Vivo muitas vezes preenchido com Fado Música Poupular Portuguesa não é hora para isso pois é para Guetos(O Teatro da Luz parece que está sempre cheio). Pais atrasado este em que temos todos que escutar o mesmo todos a todas as horas. Não sei, mas não é verdade que a audiência da Antena1 até têm aumentado um pouco? Isso deve ser porque as pessoas gostam não? Eu tenho 32 anos e oiço a Antena1 já devo ser um velho caquetico.

Anónimo disse...

A antena1 subiu de audiência, depois de reformar totalmente, em 2003, a playlist e alguns animadores paspalhos. Claro que o Viva a Música é só de uma hora, porque se fosse a tarde toda seria penoso.

Hugo Cunha disse...

Desculpe Anónimo se não é o estado como é o caso da Antena1 a pensar um pouco nas minorias nos programas de autor etc, quem o vai fazer uma rádio que procure o lucro a 100% como a Comercial ou o Grupo Renascença(que só criou a Sim porque estava a perder o público mais idoso) por exemplo não acredito. Noutra rádio um programa como a Menina Dança que é excelente já teria desaparecido, o Julio Isidro nunca teria um programa, ou o Luis Felipe Barros já teria desaparecido, felizmente existe a Antena1 se não é que era a ditadura a 100% das playlists. O Lugar ao Sul é um excelenpte programa, pois mostra o nosso povo e as nossas tradições e se não gosta não oiça tem tantas outras rádios e playlists para ouvir.

Anónimo disse...

A minoria não pode mandar nos gostos da maioria. Comparar o luís Filipe Barros e o José Duarte com cepos como o Carvalhêda e e o Correia do Lugar ao Sul é muito forte.
O dinheiro que pago pela taxa não é para sustentar pategos e umbigos parasitários.

Fim ao Lugar ao SUL.

Hugo Cunha disse...

O Armando Carvalheda é um dos maiores especialistas em Música Portuguesa, especialmente da Popular(não confundir com pimba) se tal não fosse não lhe teriam dado um espaço de 5/6m diários para tal, coisa que ele faz muito bem e é tão bom como Barros ou o José Duarte, cada um no seu estilo. Assim como o Edgar Canelas é um grande especialista em fado e se não for a Antena1 onde vamos ouvir fado em quase lado nenhum . Eu detesto, mas detesto mesmo mas porque é que a rádio pública não têm um espaço para música de vertenta mais popular pimba 5/6m diários ou uma 1h por semana. Nenhuma Rádio passa o Tony Carreira, mas ele enche o Pavilhão Atlantico, uma rádio nacional especialmente a do estado tem de pensar em todos ao máximo.

Anónimo disse...

Hugo Cunha se quer música pimba tem o Laboratolarilolela do Nuno Markl às sextas na Antena 3.

Anónimo disse...

Era só o que faltava termos música pimba na antena1.
Se quer ouvir fado, Hugo Cunha, passe pela Rádio Sim, aos Sábados e Domingos, com José L.
O Cravalhêda tem uma forma de fazer rádio que afasta qualquer ouvinte que se queira aproximar da música popular. É um indivíduo intragável, tal como o Rafael Correia. Defendo, claramente, a sua substituição, por gente mais capaz, na antena1 da RTP.

Hugo Cunha disse...

Anónimo eu não quero ouvir música Pimba detesto-a já disse isso, mas há quem goste e merecia ter um espaço que não fosse só rádio local para escutar isso e o espço do Nuno Markl não passa na maioria dos casos os pimbas mais famosos, assim como são apenas 10m semanais(aliás esses cantores fartam-se de protestar por causa disso, já estou farto de ouvir o José Malhoa e o Toy a falar nisso em vários programas de tv).Já agora porque é que RTP dá lugar ao pimbas na sua programação, é a tv pública(como a Antena1 é a radio pública) se calhar não devia pois não. Eu acho que eles têm lá lugar embora eu não apreceie muito, assim como a música Erudita devia ter mais espaço lá. Aproveitando, a pensar como você a Antena2 nunca poderia existir, pois existe uma imensa maioria que a não ouve não a conhece e nem gosta ou mesmo a RR não devia ter os 5/6m de música erudita todas as tardes, o Batuta e meia com a Aurea Miguel, a maioria não ouve música erudita, para que raio têm isso não dá audiência.
Você não gosta do Armando Carvalheda eu que já só um "velho" (32 anos, devo ser como já disse)gosto e até especialmente dos 5/6m diários.Embora não oiça muito devido ao horário acho o Fernando Correia um excelente entrevistador.
Em relação ao Fado que eu gosto parabens a Sim pelo programa, mas o problema é que se trata de uma rádio que na maioria do país só se escuta se não for na net em AM e para ouvir por exemplo no carro torna-se complicado, o do meu carro por exemplo nem possui AM e a sim não traz o fado aos mais jovens pois o público alvo do canal não é esse.

Hugo Cunha disse...

*Sim