«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

domingo, 30 de novembro de 2008

“Oceano Pacifico” 24 Horas Por Dia

Há mais de vinte anos que o "Oceano Pacífico" anima (ou acalma) as noites de quem o escuta. Este programa está, agora, disponível numa webradio no sítio da RFM.

O clássico programa de João Chaves tem, agora, emissão contínua na Internet, sendo uma das várias rádios temáticas online que a RFM disponibiliza.

Afinal a rádio ainda tem espaço para existir. A rádio evolui e transforma-se. Reinventa-se a si própria, tentando cativar os seus ouvintes ao criar plataformas destinadas a um público segmentado.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Rádio Autónoma Vai Animar o Banco Alimentar

Numa iniciativa do RadioLab, a recolha de alimentos do Banco Alimentar, nos dias 29 e 30 de Novembro de 2008, vai ser animada, no armazém de Alcântara, pela Rádio Autónoma. São «grupos de 3, 2 animadores e 1 repórter, em turnos de 3 horas, Sábado e Domingo, das 12 às 24 horas».

terça-feira, 25 de novembro de 2008

No Blogue "A Nossa Rádio"

Álvaro José Ferreira, autor do blogue "A Nossa Rádio...", insurge-se contra a lista de difusão da Antena 1:
«(...)Averigúe-se a que chancelas pertence o grosso da "música" que passa na Antena 1 (e já agora, também na Antena 3) e facilmente se concluirá que mais de 80 % do bolo está nas mãos destas quatro: EMI, Universal, Sony/BMG, Farol. Alguém mais ingénuo poderá pensar que isso é natural porque aquelas editoras são as que representam mais artistas e as que têm os catálogos mais extensos. Admito que isso seja verdade para a música pop/rock anglo-americana, mas não o é de todo para a música portuguesa. De facto, é à Valentim de Carvalho (já separada da EMI) e à Movieplay que pertencem os maiores e melhores acervos de música portuguesa. Mas por estranho que pareça tal realidade não se reflecte na 'playlist' da Antena 1, nos 60 % (serão mesmo?) de música portuguesa que ela está obrigada a passar, por determinação legislativa. Tal dever-se-á ao facto dessas casas não terem o mesmo poder de influência das multinacionais? A resposta não suscita dúvidas. Atente-se na seguinte afirmação: «Precisam de quotas boas para passar a música estrangeira, porque ela faz parte do 'package' que está pago nas avenças de promoção...». O quê? Quer isto dizer que a RDP (ou alguém por ela) recebe dinheiro de editoras para promover determinados artistas? A ser verdade, e não tenho razões para duvidar da fonte que me facultou a informação, isto é gravíssimo e deve ser publicamente denunciado(…)»

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A Rádio no Teatro

O Teatro Municipal da Guarda e a companhia Trigo Limpo Teatro ACERT apresentam, de hoje e até domingo, a peça «Guarda: rádio memória». O espectáculo gira em torno de uma emissão em directo da Rádio Altitude.

A peça tem como base uma emissão imaginária, onde o espectador é transportado para acontecimentos marcantes, divertidos ou trágicos, reais e imaginários, da história da cidade da Guarda.

Este é um espectáculo que conta com a participação de mais de três centenas de actores, bailarinos, músicos e colectividades da Guarda e está inserido nas comemorações dos 809 anos da cidade e dos 60 anos da Rádio Altitude.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A Rádio Vai Deixar de Ser o Que É

O Congresso Nacional de Radiodifusão, que decorreu em Vila Real, no fim de semana passado, teve algumas conclusões acerca do futuro da radiodifusão.

Num futuro muito próximo a radiodifusão vai estar diferente. “O futuro das rádios passa "inevitavelmente" pela Internet, um meio de evolução tecnológica que já foi adoptado por 80 por cento das rádios portuguesas”.

Dentro de 10 anos, Segundo João Paulo Meneses, a “rádio vai deixar de ser o que é”. É uma realidade que a radiodifusão já está a mudar. A Internet permitiu que a rádio encontrasse novos caminhos.

sábado, 15 de novembro de 2008

A Irmandade do Éter

Nasceu mais um blogue que fala da rádio: “Irmandade do Éter”. Fazem parte da “irmandade” radialistas que já possuíam blogues que, de uma forma ou outra, estavam relacionados com a rádio.

Colaboram naquele espaço Francisco Amaral (Íntima Fracção), Francisco Mateus (Rádio Crítica), Hugo Pinto (Miss Tapes), Nídio Amado (O Cubo), Pedro Esteves (Lado B), Ricardo Mariano (Vidro Azul) e Zito C. (Bitsounds).
Os autores «desejam devolver à arte radiofónica (?) a sua pureza e honestidade anteriores. Independentemente do tema tratado, torna-se essencial que a obra transmita uma ideia autêntica, fruto da individualidade do autor.Este não tem de se submeter a regras rígidas e castradoras de construção, deve antes ser livre na sua criação artística.O autor aspira à beleza poética, à representação além da realidade audível: trabalha-se com a matéria da alma e a espiritualidade. Esta representação do "sonho" vai-se traduzir formalmente na busca da harmonia e equilíbrio entre os elementos».

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Estúdio de Rádio Para Crianças

A Rádio Renascença (RR) vai montar um estúdio de rádio na Feira Bebés e Crianças que vai decorrer entre hoje e Domingo. Segundo um comunicado da RR, Os locutores da estação vão realizar pequenas oficinas práticas para ensinar às crianças como se faz rádio.

Numa altura em que a rádio para a infância é praticamente inexistente em Portugal, esta é uma forma de promover o meio entre os mais pequenos. É uma realidade que os jovens estão cada vez mais afastados da rádio, pois com a larga oferta televisiva, os videojogos, o Leitores de Áudio Digital, a Internet, os DVDs, etc. as crianças estão com as atenções noutros lados.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Estava na Hora...

... de mudar o visual do blogue. "A Rádio em Portugal" estava a precisar de refrescar a imagem. As alterações ainda vão demorar alguns dias, pelo que as ligações ainda poderão demorar a aparecer.

A Inauguração dos Novos Estúdios da RR

O Grupo Renascença inaugurou novos estúdios. Saiu da Rua de Sá da Bandeira, no Porto, onde estava há mais de 40 anos, e atravessou o rio Douro, instalando-se no centro de Vila Nova de Gaia.

No sítio da Renascença pode ver-se um vídeo que retrata aqueles momentos. A reportagem é de André Rodrigues e a imagem de Catarina Santos».

De referir que as primeiras instalações da Rádio Renascença, no Porto, estavam situadas na Rua Formosa.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Hoje o Mundo Vai Mudar

As principais emissoras de rádio portuguesas vão acompanhar as eleições presidenciais dos Estados Unidos, mas terão a concorrência das televisões, que terão as suas emissões recheadas de gráficos, que encherão o olho aos espectadores. Mas conseguirão transmitir mais informações úteis que a rádio? Poderão dizer quem é que ganhou antes das rádios darem essa informação? Claro que não. A forma de as apresentar é que é diferente.

Pode parecer que este dia não é diferente dos outros, mas é. A América elege o seu líder e, quer queiramos quer não, isso afecta o mundo inteiro. Pela primeira vez na história um afro-americano pode ocupar a cadeira principal da Casa Branca e presidir aos destinos do mundo. O mundo precisa de reformas e este é o primeiro sinal que algo está a mudar.

Por mim, espero que Barak Obama vença.

domingo, 2 de novembro de 2008

Altitude FM Renova Programação

A partir de amanhã a Altitude FM – a mais antiga rádio local do país – apresenta-se aos ouvintes com uma nova roupagem sonora e novos programas.

A época 2008-2009 assinala os 60 anos de existência (iniciou emissões regulares em 29 de Julho de 1949),sendo um exemplo do que deve ser uma emissora local (e não só) de radiodifusão sonora.