«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ontem, Como Hoje

«Sr. Director:

É com profunda mágoa e tristeza que vemos arredada da nossa E. N. as composições nacionais, tanto em música popular como em música de concerto ou sinfónica...
Não seria a E. N. criada para divulgar no estrangeiro, e entre nós, a música portuguesa ou seria para só entre nós divulgar a música estrangeira?
Temos tão linda música popular, do ridente Minho ao temperado Algarve, e sinfónica, e parece que esquecida dos dirigentes da nossa rádio...
Divulgue-se a música e os músicos portugueses a bem da rádio e da Nação.

ANTÓNIO LOUREIRO PINTO

Santar - B. A.»

In revista "Rádio Mundial", nº. 1, publicada em 3 de Janeiro de 1947


segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A Internet, tal Como a Rádio

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Uma Entrevista

João Ferreira Dias, do blogue Kontrastes, fez-me uma entrevista sobre o "A Rádio em Portugal".

Eatas foram as questões:

1. Como surgiu o A Rádio em Portugal?
2. Que anos considera os dourados da rádio em Portugal?
3. Considera que a rádio continua a fazer valer o seu papel informativo ou perdeu grande terreno para o visual?
4. O que mais o fascina na rádio?
5. Considera que ainda existe um romantismo próprio em torno da rádio ligado ao ato de apenas escutar?
6. Como vê a questão das quotas de música portuguesa?
7. Que memórias mais interessantes guarda da rádio?

As respostas estão no Kontrastes.

"Dia do Rádio"

No Brasil, hoje é o "Dia do Rádio e da Radiodifusão".

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Cidade FM - Um "Case Study"

A emissora"Cidade FM" é uma estação destinada a um público jovem, e destaca-se por ser dirigida a uma camada da população que escuta cada vez menos rádio.
De referir que a "Cidade FM" não cobre totalmente o território português, já que é uma emissora local, cujos estúdios estão situados em Lisboa, que utiliza estações de outras localidades como retransmissoras.

Religiões na Antena 1

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Rádio Zero Aceita Propostas Para Programas

«A Rádio Zero abriu a época de recepção de maquetes para a escolha de novos programas para a grelha de programação. Qualquer ideia é válida, qualquer programa pode ser feito.
A Rádio Zero é uma rádio baseada em Lisboa, com emissão via web e é uma das fundadoras da rede internacional de rádios RADIA. Tem como objectivos divulgar e promover a exploração do suporte rádio enquanto conteúdo, forma e/ou tecnologia, privilegiando abordagens não ortodoxas e de autor.
Valorizamos o experimentalismo, a originalidade e, acima de tudo, o livre pensamento!Se tens ideias para montar um programa de rádio, faz da Zero a tua oficina! Envia a(s) tua(s) proposta(s) para programacao@radiozero.pt».


sábado, 5 de setembro de 2009

Daria Emprego a Manuela Moura Guedes?

Paulo Baldaia, director da TSF: «Não, porque defendo outro tipo de jornalismo e porque adivinho que o vencimento da Manuela Moura Guedes seja impraticável na TSF».
Graça Franco, directora de informação da Rádio Renascença: «Não tenho capacidade para lhe dar emprego, mas a verdade é que Manuela Moura Guedes tem uma história jornalística que fala por ela, sendo garantia de qualidade para qualquer redacção».
in jornal "24 Horas".

"Fim" do Blogue “Indústrias Culturais”

A blogosfera está mais pobre. Rogério Santos, autor do blogue “Indústrias Culturais”, decidiu suspender a publicação de textos naquele espaço. Rogério Santos prefere «escrever suspensão e não encerramento, termo suave que abre portas a uma pouco provável mudança de ideias».

Durante quase sete anos, o “Indústrias Culturais” foi, provavelmente, o melhor espaço de análise, divulgação e crítica cultural, tendo sido, também, um local onde a Rádio teve sempre um destaque especial. De referir que o blogue ultrapassou o fantástico número de um milhão de visitantes.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Para a História da Rádio

Para assinalar dos 70 anos do início da Segunda Guerra Mundial, o sítio da Rádio Renascença apresenta "A Voz de Londres: Um olhar sobre a rádio na II Guerra Mundial" onde se faz um retrato da radiodifusão naquela época.
De referir que o director de programas da emissora católica, Nelson Ribeiro, é o autor da tese de douturamento "Radio Broadcasting in Portugal during World War II", um contributo para um conhecimento mais profundo da história da Rádio em Portugal, durante aquele conflito.