«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

segunda-feira, 30 de março de 2009

Ainda o (Lamentável) Spot da Antena 1

«O anúncio é eticamente inaceitável para qualquer jornalista e, em especial, duma estação pública. O reclame foi visto e aprovado pelos responsáveis da rádio e da TV, ninguém levantou qualquer problema ao conteúdo do anúncio, pelo contrário, todos aprovaram um anúncio claramente político, contra manifestações e de tom favorável ao governo» Eduardo Cintra Torres.

«O spot veicula de mensagem de tom anti-democrático que consideramos violador de um direito constitucional (...) é evidente que este spot fere princípios e direitos que devem ser superiormente respeitados, sobretudo em operadores com estatuto de serviço público» Adelino Gomes.

domingo, 22 de março de 2009

Escola da Rádio da RUM

O curso será ministrado na RUM, às quartas-feiras, entre as 18h e as 20h, e terá a duração de quatro semanas. A formação abrangerá as Técnicas de voz, a Escrita para Rádio e Edição e Produção Áudio.

Todos os interessados em conhecer e experimentar o mundo da Rádio devem enviar um mail para escola@rum.pt. Mais informações pelo telefone 253200637

sexta-feira, 20 de março de 2009

Mau, Muito Mau!

Está a passar um anúncio de promoção da Antena 1, nos canais de televisão da RTP, que critica as manifestações. A voz é da sub-directora de informação da Antena 1, Eduarda Maio.

O texto é polémico e Eduarda Maio não deveria ter dado a voz, ao anúncio, até porque o Código Deontológico dos Jornalistas proíbe que um jornalista faça publicidade, embora aqui seja publicidade à estação onde trabalha a jornalista.

Há aqui, no entanto, outra situação. Eduarda Maio é autora do livro “Sócrates, o menino bonito do PS”. Com estas duas situações como pode a jornalista falar de política sem que os ouvintes não a estejam a conotar com o Partido Socialista? Isto no serviço público de Rádio e televisão, que deveria estar acima de qualquer suspeita.

Podia ter sido alguém que não fosse jornalista a dar a voz ao anúncio da Antena 1 e o texto podia ser outro, afinal quem paga o serviço público de Rádio e televisão são os que fazem as manifestações.

É MUITO MAU!

ACT. 22 de Março - O anúncio foi retirado das emissões ainda na sexta-feira, dia 20, e nem no portal Sapo está disponível.

domingo, 15 de março de 2009

Greve no Posto Emissor do Funchal

Na passada Sexta-Feira, trabalhadores do Posto Emissor do Funchal (PEF) expressaram o seu descontentamento, fazendo greve. A razão da paralização prende-se com o facto de ainda não ter sido aplicada a extensão do Contrato Colectivo de Trabalho para os trabalhadores da Radiodifusão, aquela emissora madeirense.


O Posto Emissor do Funchal possui alvará para emissões em Amplitude Modulada (em Onda Média) e em Frequência Modulada. O PEF é uma das mais antigas emissoras portuguesas, existindo desde 1948.

sábado, 14 de março de 2009

O Museu da Rádio... Virtual

A Rádio e Televisão de Portugal criou um museu virtual. É um espaço na Internet interessante, mas que deveria ser complementar do espaço físico, conforme recorda Rogério Santos: "É um erro transformar a coisa física numa realidade virtual e não quer dizer que se esteja a promover a investigação. Este tipo de museus deviam ser exclusivamente um complemento".

Face ao espólio do Museu da Rádio que existiu na Rua do Quelhas, em Lisboa, que possuía peças únicas, o museu virtual é muito fraquinho. A Rádio merecia melhor.

domingo, 8 de março de 2009

Parabéns Comercial e Zero

A Rádio Comercial comemora 30 anos. A Rádio Zero, 3. Duas emissoras que ocupam espaços diferentes, mas importantes no seu segmento.

A Rádio Comercial nasceu em 1979, ocupando as frequências de Amplitude Modulada (Onda Média) e Frequência Modulada do Rádio Clube Português, nacionalizado em 1975 e integrado na recém criada Radiodifusão Portuguesa (hoje, Rádio e Televisão de Portugal). Foi um projecto inovador, com bons programas, alguns tidos, mesmo, como dos melhores de sempre da rádio portuguesa.

A Rádio Zero é um projecto do Instituto Superior Técnico, sendo uma estação com emissão exclusiva na Internet. A dinâmica e a irreverencia académica estão presentes na Rádio Zero, Algo que faz falta a muitas estações hertzianas.

sábado, 7 de março de 2009

De Regresso

Após alguns dias sem um único texto, os textos regressam ea este blogue, embora sem a periodicidade desejada.

Espera-se que, finalmente, seja possível colocar todos as ligações existentes no antigo template.