«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

terça-feira, 1 de março de 2011

23 Anos da TSF

A TSF-Rádio Notícias assinalou mais um aniversário. Foi a 29 de Fevereiro de 1988 que as emissões regulares tiveram início. Nesta altura ainda no periodo das rádios livres. Mas a primeira emissão da TSF tinha sido efectuada já a 17 de Junho de 1984. Devidamente anunciada nos jornais, a transmissão durou quatro horas e nela escutaram-se mensagens de apoio ao movimento das rádios livres, incluindo uma do Presidente da República de então - Ramalho Eanes. A emissão tinha dois transmissores e apenas um foi detectado pelas autoridades.

Mas a história da emissora que hoje é uma referência no éter nacional teve inicio em 1981. Aproveitando o programa eleitoral do novo governo, que fala em reprivatizar a rádio, é constituída, em Março desse ano, a TSF - Cooperativa de Profissionais de Rádio, constituída por Adelino Gomes, Albertino Antunes, António Jorge Branco, António Rego, Armando Pires, David Borges, Duarte Soares, Emídio Rangel, Fernando Alves, Jaime Fernandes, Joaquim Furtado, João Canedo, José Videira, Mário Pereira e Teresa Moutinho.

Após ter vários proprietários ao longo dos anos, hoje a TSF faz parte do grupo Controlinveste.

Sem comentários: