«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Colecção de Receptores Radiofónicos

Em Vila Meã está localizada mais uma grande colecção de receptores de Telefonia Sem Fios. São mais de 2000 aparelhos, cujo mais antigo remonta a 1912. O proprietário desta vasta colecção é Victor Queirós, um empresário textil que tem gosto pela electrónica. A colecção começou a ser construída há 11 anos e agora é uma das maiores em Portugal e muito provavelmente no mundo. 

Existem outras colecções de relevo em Portugal. Para além do espólio do extinto Museu da Rádio, que agora está à guarda do  Museu da RTP, existem outras como a de Sansão Vaz (Valença), a de Manuel Silva (Vagos), a de António Augusto da Costa (Vila Nova de Tazém), a de António Maria Rodrigues (Gafanha da Nazaré), e, certamente, muitas mais existirão em Portugal.

De recordar que em Portugal existem muitos aparelhos que são, hoje, extremamente raros, pois devido à Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e à Segunda Guerra Mundial (1939-1945) milhares de aparelhos foram destruídos nos países afectados por estes conflitos, o que não aconteceu em Portugal. 

Sem comentários: