«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

domingo, 22 de maio de 2011

Petição Para Manter Emissões em Onda Curta na RTP


Circula na Internet a petição “Manter a onda curta RTP Internacional RDP Internacional”. Esta iniciativa visa impedir que, a partir de Junho, a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) termine com as emissões em Onda Curta da RDP Internacional.

Ao atingir 5000 assinaturas, a petição será entregue no Parlamento para ser debatida e votada. Esta iniciativa teve origem em ouvintes que, no estrangeiro, ficarão sem acesso radiofónico ao que se passa em Portugal. De referir que a Rádio ainda é o único meio de contacto com as notícias e cultura portuguesas de muitos emigrantes e falantes da língua portuguesa.

O argumento da RTP assenta no pressuposto que existe um reduzido número de ouvintes; novas tecnologias, como a Internet; a distribuição de sinal de rádio e televisão por cabo e por satélite e - este não podia faltar, nesta altura - os elevados custos de manutenção.

É certo que os custos de manutenção de um emissor de Amplitude Modulada não é barato. Mas é uma pequena parte se comparada com os gastos astronómicos da Televisão. Quanto é a percentagem da taxa audiovisual que cabe às emissoras radiofónicas da RTP? Cada contador de electricidade tem associada a taxa que financia o serviço público de rádio e televisão. São € 2,25 (mais IVA) na factura da electricidade. multipliquem isto pelos milhões de contadores de electricidade existentes em Portugal e vejam quanto dá por mês.

2 comentários:

José Heliodoro disse...

Vamos assinem presisamos de si!!!!

Paulo disse...

infelizmente os emissões de onda curta do centro emissor de Pegões da RDP Internacional já andam a ser alienados. Faz pena ver um patrimonio daqueles ser vendido e as pessoas que ficam sem o serviço publico de rádio. Mas infelizmente o que conta hoje em dia é o dinheiro não é ???