«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

terça-feira, 2 de agosto de 2005

MADRUGADAS DA RÁDIO

A Rádio é companhia. Ou pelo menos deveria ser... mas em Portugal parece que não é. Durante as madrugadas, as nossas emissoras apenas se limitam a ser pouco mais que um gira-discos. Algumas têm notícias às horas (no caso da TSF as notícias são de meia em meia hora), mas outras limitam-se apenas a passar música e jingles. Ou seja, é sempre mais do mesmo seja qual for a sintonia.
Com a disponibilidade de gravar e transportar a música que hoje em dia existe, qualquer ouvinte prefere uma selecção musical feita por si e à sua medida - que pode estar gravada em cassete, CD, MD, ou num qualquer aparelho de música digital – do que ouvir o que as emissoras passam, e que muitas vezes pouco lhe diz.
As madrugadas da rádio espanhola são bem diferentes. A acreditar nos textos de António Javier, autor do blogue “Vaya Historias”, elas são dinâmicas, interessantes e cumprem o papel principal da rádio: fazem companhia.
No texto «Hablar por hablar, alguien te escucha de madrugada», arquivado na categoria “Radio”, António Javier pergunta o que leva os ouvintes a participar nos programas: «que llevará a la gente a coger el teléfono de madrugada y contar sus intimidades ante miles de personas? ¿La soledad, la ansiedad, la desesperación, el insomnio…?».
Os programas das emissoras espanholas podem ser escutados em Portugal em Onda Média, mas que triste realidade a nossa quando temos de escutar emissões estrangeiras, porque as estações portuguesas – nem mesmo a RDP - não cumprem o seu papel.

2 comentários:

Luis Carvalho disse...

"Os programas das emissoras espanholas podem ser escutados em Portugal em Onda Média"


E em FM perto da fronteira! Há emissores da RNE (e de outras rádios) com uma cobertura extraordinária, chegando a atingir 100 km do nosso lado! Nem a RDP chega aos calcanhares! Mas é verdade: a RNE, a Punto Radio, a Cope, a Ser e outras fazem boa companhia de noite, não se limitando a passar música. Também há maus exemplos: Los 40 principales, Kiss FM, Europa FM, Cadena Dial: autênticas cassetes fm durante todo o dia!

Anónimo disse...

Tenho saudades das melhores madrugadas da rádio, na comercial, nos anos 8p790,acho que se chamavam "a noite é nossa", se bem me lembro como o fernando correia, perestrelo,carlos ribeiro, rebelo e do "fantástico" com o rui castelar