«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Colecção de Receptores Radiofónicos

Em Vila Meã está localizada mais uma grande colecção de receptores de Telefonia Sem Fios. São mais de 2000 aparelhos, cujo mais antigo remonta a 1912. O proprietário desta vasta colecção é Victor Queirós, um empresário textil que tem gosto pela electrónica. A colecção começou a ser construída há 11 anos e agora é uma das maiores em Portugal e muito provavelmente no mundo. 

Existem outras colecções de relevo em Portugal. Para além do espólio do extinto Museu da Rádio, que agora está à guarda do  Museu da RTP, existem outras como a de Sansão Vaz (Valença), a de Manuel Silva (Vagos), a de António Augusto da Costa (Vila Nova de Tazém), a de António Maria Rodrigues (Gafanha da Nazaré), e, certamente, muitas mais existirão em Portugal.

De recordar que em Portugal existem muitos aparelhos que são, hoje, extremamente raros, pois devido à Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e à Segunda Guerra Mundial (1939-1945) milhares de aparelhos foram destruídos nos países afectados por estes conflitos, o que não aconteceu em Portugal. 

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

45 Anos de "5 Minutos de Jazz"

O programa "Cinco Minutos de Jazz" está de parabéns, pois passam hoje 45 anos anos que o primeiro programa foi emitido na Rádio Renascença. Este é o segundo programa com maior longevidade da rádio portuguesa (o primeiro é "A Voz dos Ridículos", que fez 65 anos a 17 de Abril de 2010).

"Cinco minutos de jazz" é, desde 1993, transmitido pela Antena 1, da RTP. antes das 22h00 e das 04h00.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Na QSP de Fevereiro

Na "QSP - Revista de Rádio e Comunicações" de Fevereiro, destaque para dois textos: "85 Anos da IARU" (Francisco Rublo Cubo), onde se pode ler um resumo da história da radiodifusão mundial e  a segunda parte de "As Idades da Rádio Portuguesa" (Jorge Guimarães Silva), onde é analisada a Telegrafia Sem Fios em Portugal, no período 1901 - 1924.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Fi FM em Dificuldades Financeiras

Existem rumores que a estação Fi FM, situada na cidade da Amadora e dirigida por Pedro Tojal (ex-animador da RFM e ex-director da MCR), está com dificuldades financeiras (nesta altura, qual a emissora que não está?). 

Segundo um texto no Fórum "Ondas da Rádio", a estação está para venda «(...)depois de ter acumulado avultadas despezas para fazer subir as audiências e sem sucesso(...)».

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Rádio Solidária

As campanhas de Natal das rádios do "Grupo r/com - renascença comunicação multimédia" conseguiram angariar um total de 334.921.61€, a favor das seguintes causas:

· Fundo Social Solidário - Campanha da Renascença

· Associação Acreditar - Campanha da RFM

· Casa de Santa Isabel - Campanha da MEGA HITS

· Centro Social Paroquial de Ferreira a Nova - Campanha Radio SIM

Estas campanhas são um sinal de esperança para aqueles que mais necessitam e ajudar as instituições que num determinado momento se encontram em situação mais fragilizada.

Todos os donativos serão entregues às várias instituições no decorrer da próxima semana.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Um Vídeo da Altitude FM

O vídeo sobre a Altitude FM, é da autoria de Luís Oliveira, finalista do curso superior em Comunicação e Relações Públicas no Instituto da Guarda, tendo sido realizado aquando do seu estágio curricular.