«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

domingo, 26 de dezembro de 2010

A Rádio Toca as Pessoas

A rádio tem muitos episódios. Uns cómicos, outros trágicos. Mas todos eles mostram que a rádio é um meio social indispensável e que toca as pessoas.


"Ligou para uma rádio, em Viana do Castelo, para dedicar um disco e, de repente, desatou num choro desenfreado, a meio do programa. João Manuel não trabalha, tem a mulher doente e vive de restos que encontra no lixo. Os ouvintes sensibilizaram-se e ajudaram-no.
Há mais de 20 anos que Luís Teixeira realiza o programa de "Discos Pedidos" na Rádio Geice, em Viana do Castelo. Habituado às tradicionais mensagens e "beijinhos para amigos e família" por parte dos ouvintes, foi surpreendido, recentemente, pela chamada de um ouvinte que, em directo, expôs o seu caso de miséria.
Lágrimas, desabafos, lamentos, ouvido "sem rede". Cerca de uma dezena de ouvintes que acompanhavam o programa sensibilizaram-se e juntaram-se para ajudar Manuel João".

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

104º Aniversário do Primeiro Programa de Rádio

Já lá vai um século e quatro anos. Em 1906, na noite de 24 de Dezembro, Reginald Aubrey Fessenden fez o primeiro programa radiofónico da história. Este inventor estava a trabalhar num emissor que reunia a mais moderna tecnologia da altura e efectuou a primeira emissão de radiodifusão sonora, oferecendo aos operadores de Telegrafo dos barcos ao largo de Brant Rock, Massachussets, EUA, o primeiro programa de rádio.

O espanto dos radiotelegrafistas deveria ter sido enorme, pois em vez do crepitar dos sinais de Morse nos auscultadores, ouviram a voz de Fessenden, que leu algumas palavras da Bíblia, tocou o tema natalício Oh Holly Night no seu violino e desejou bom Natal a todos os que o escutavam. 

Este foi o evento que marcou o nascimento da radiodifusão sonora. A transmissão de 24 de Dezembro de 1906, recreada por Derek Gunn, no seu sítio dedicado ao inventor.
Boas Festas para todos os meus leitores
Em alternativa à escuta online podem optar por descarregar o ficheiro áudio (em wma).

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Projecto Grande ©

O Grande © é um Projecto de Educação sobre Direito de Autor e Direitos Conexos, baseado no Concurso de Criatividade Grande ©, que se destina a professores e alunos do Ensino Secundário e 3º Ciclo, entre os 12 e os 20 anos. 

Este projecto desafia e apoia os jovens e os seus professores a criarem uma obra original para uma ou várias das seguintes categorias: Música, Letra, Vídeo, Design, Escrita Criativa, Media e este ano conta com a nova categoria: Fotografia. A produção e edição das obras vencedoras em cada categoria, devidamente protegidas, e a sua divulgação será o grande prémio.

O Grande © é um projecto promovido pela AGECOP - Associação para a Gestão da Cópia Privada, com a colaboração das sociedades que representam autores, artistas, produtores e editores, e que conta com a participação de autores, artistas e profissionais das indústrias criativas. Conta com o apoio da Comissão Europeia, do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação, entre outras entidades.

O Grande © é, sem dúvida, uma oportunidade única para os jovens criadores e para os professores que querem dar largas ao seu talento e à sua criatividade.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

RFM emFormato TV

A Internet veio abrir novos horizontes para a rádio. A convergência dos media para uma única plataforma de difusão está presente na iniciativa da RFM, que vai passar a estar disponível em formato vídeo, tendo já apresentado, no passado dia 11 de Dezembro, a "RFM Vi". Esta "televisão" vai estar disponível a partir do dia 20 de Dezembro, mas já pode ser visto um pouco do que será num vídeo promocional da RFM .

Segundo comunicado da RFM, «o lançamento da RFM Vi marca mais um importante passo no crescimento da RFM. De modo a acompanhar as mais recentes inovações tecnológicas, mas sobretudo a seguir a evolução de hábitos de consumo de media dos seus “ouvintes”, a webtv agora lançada permite seguir de perto e numa nova dimensão as histórias que são contadas pela RFM.

“Vê o que ouves” é a assinatura da RFM Vi e sintetiza aquilo que se poderá ver nesta webtv.

Numa primeira fase, ela nasce com conteúdos vídeo que assentam nos acontecimentos que se desenrolam na emissão da RFM, sendo marcada também por transmissões em directo de eventos produzidos pela própria estação, como são os concertos no Auditório RFM com músicos como Pedro Abrunhosa, Tim, Blind Zero, entre outros.

Muito mais do que espreitar para dentro da rádio através uma câmara em directo no estúdio, a RFM Vi permitirá ampliar os conteúdos da estação e aceder a eles em multiplataformas. A RFM Vi está disponível num site próprio, mas também em versão mobile, adaptada a smartphones, disponível no iPhone e brevemente em aplicações para Android e iPad.

Estas aplicações, nomeadamente as de iPhone e iPad, tornam a RFM na primeira rádio no Mundo a dispor de uma aplicação para estas plataformas, a incorporar vídeo e canais de áudio, uma vez que as web rádios RFM ficaram também disponíveis nestas aplicações».

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Rádio Vodafone

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), autorizou a Vodafone a operar uma estação de radiodifusão sonora. Esta estação resulta de uma parceria com a Media Capital Rádios (MCR), que irá substituir a Romântica FM pela Vodafone FM.