«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

domingo, 28 de março de 2010

O Primeiro Programa Radiofónico Português, na "QSP"

Um artigo a ler na  "QSP - Revista de Rádio e Comunicações", de Abril: «Foi no dia do seu aniversário, a 24 de Abril de 1914, que Fernando Cardelho de Medeiros fez a transmissão que pode ser considerada o primeiro programa de rádio português. Pediu emprestado um gramofone de campânula e alguns discos e preparou-se para a primeira transmissão radiofónica portuguesa. A emissão consistiu na leitura de uns tratados franceses sobre Telegrafia Sem Fios e na emissão, com o gramofone, do “Festival de Wagner”. Segundo Fernando Cardelho de Medeiros, em declarações à revista “Rádio Semanal” de 21 de Agosto de 1937, foi escutado por 3 ou 4 senfilistas». 


sábado, 27 de março de 2010

Do Congresso R@dio

Neste blogue já se diz isto mesmo há anos: «A Rádio é um dos media mais completos, que está longe de estar em perigo e que pode ganhar maior visibilidade com a internet, defenderam vários especialistas num congresso internacional de Rádio que decorre hoje em Lisboa».

quinta-feira, 25 de março de 2010

As Rádios Piratas em Debate - II

No jornal "Diário de Notícias", de segunda-feira, apresenta uma entrevista com um dos participantes no debate de sexta-feira, em Gondomar.

A rádio hoje está diferente da que se fazia na década de 1980, nas Rádios Livres (ou Piratas) mas é certo que essa rádio marcou muitos profissionais do meio, tal como Henrique Amaro afirmou: "As rádios ditas piratas ganharam imenso com o encanto da experimentação, do erro e do prazer, que acabou por ser francamente marcante na carreira de muitos profissionais que ainda hoje estão no activo".

quinta-feira, 18 de março de 2010

Sétimo Aniversário de Um Blogue Amigo

O "Indústrias Culturais" fez ontem sete anos. É um espaço cultural único, que inúmeras vezes faz referências à rádio e à sua história. Parabéns ao Rogério Santos e que venham muitos mais anos de bons textos no "Indústrias Culturais". Os leitores agradecem (eu em especial).

segunda-feira, 15 de março de 2010

Um Congresso e Um Livro sobre Rádio

O "R@dio em Congresso" vai ter lugar na quinta-feira, 25 de Março de 201, pelas 09h00, em Lisboa, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas (Pólo Universitário do Alto da Ajuda). Este é um congresso internacional dedicado à Rádio, Música e Internet. Neste evento, será lançado o livro "A Rádio e as Indústrias Culturais", de Paula Cordeiro, autora do blogue NetFM.


segunda-feira, 8 de março de 2010

História da Rádio na RTP Memória

No dia 20 de Março irá para o ar, pelas 16h30 18h00, na "RTP Memória" o programa "No Ar, A História da Rádio em Portugal". O apresentador - João Paulo Dinis - é ele próprio um protagonista da história da rádio portuguesa.

O senão deste programa é não ser emitido num canal hertziano (a RTP Memória só está disponivel por cabo ou IP), mas espera-se que os episódios fiquem disponíveis na página da RTP. Para já, "No Ar, História da Rádio em Portugal" já tem uma página no Facebook.