«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sábado, 27 de fevereiro de 2010

85 Anos de Emissões Regulares de Radiodifusão

Neste 1 de Março de 2010, comemoram-se 85 anos de emissões regulares de radiodifusão. Na "QSP - Revista de Rádio e Telecomunicações", no artigo "A Rádio Portuguesa na Década de 1920", fala-se desta efeméride:

«A 1 de Março de 1925, a estação “P1AA” em parceria com a “Rádio Academia de Portugal” dá inicio às emissões regulares como “P1AA – Rádio Portugal”. Mas esta tentativa de manter uma estação de radiodifusão com emissões regulares, é interrompida a 18 de Abril de 1925, devido a uma tentativa de golpe de estado. Este acontecimento tem como desfecho a suspensão da publicação de alguns jornais e a selagem de todos os emissores particulares de TSF. Só a 2 de Julho é que foram removidos os selos dos emissores pela Policia de Segurança do Estado, tendo sido autorizados a funcionar, pela Administração dos Correios e Telégrafos, os postos de Abílio Nunes dos Santos Júnior (P1AA), José Joaquim de Sousa Melo (P1AB), Eduardo Dias (P1AC) e Eugénio de Avilez (P1AE). No entanto, apenas o Posto P1AA retomou as suas emissões de radiodifusão, mas só em Outubro desse ano. Os outros radioamadores preferiram manter-se em emissões experimentais que não tinham um carácter regular. 


A partir de 1926, começam a surgir mais estações de radiodifusão um pouco por todo o país, mas é na década de 1930 que a radiodifusão portuguesa atinge a maturidade».

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Isto é Que é Censura

Da revista "Sábado": «Os arquitectos também estavam proibidos de ouvir rádio - porque a música e as notícias os podiam distraír».

O nome do ateliê de arquitectura?  Tomás Taveira. Ouvir rádio não, porque ali só filmes (daqueles que rivalizam com os produzidos em San PornandoValley).

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

r/com, renascença comunicação multimedia

Os novos tempos trouxeram novas formas de comunicação. A rádio tem de adaptar-se e utilizar as novas tecnologias em seu proveito. Um exemplo é o que o Grupo Renascença tem vindo a fazer.

Uma recente reorganização provocou uma alteração no Grupo Renascença, designando-se agora r/com, renascença comunicação multimedia. Pretende-se com esta alteração transmitir a dinâmica das diferentes actividades das empresas que o compõem: rádios em FM e Onda Média, webradios, jornal online, sites na Web, webtv, comercialização, marketing, eventos, entretenimento, formação e responsabilidade social. 

Segundo comunicado do grupo, «António Sala cessará a sua relação contratual, mas o Conselho de Gerência congratula-se com o facto de António Sala ter aceite a Presidência do Clube Renascença, já a partir do próximo mês de Março, mantendo-se uma ligação efectiva e afectiva com o Grupo e com o público, em geral.

O Conselho de Gerência da Rádio Renascença destaca e agradece o enorme contributo de António Sala para a afirmação e desenvolvimento da Emissora Católica Portuguesa, ao longo de mais de trinta anos, sem esquecer o mérito e a dedicação de todos os outros colaboradores que agora terminam o seu vínculo contratual».
 
O Grupo r/com, renascença comunicação multimédia, lançará nos próximos meses de Abril e Maio duas webtvs, cujos contornos serão em breve divulgados.

A Década Que Termina este Ano

Recebi alguns e-mails sobre o texto de 6 de Janeiro de 2010, onde afirmo que «A primeira década do século XXI termina neste ano de 2010» e não como muitos órgãos de comunicação social afirmaram, que neste  ano começa uma nova década.

Adelino Gomes, provedor do ouvinte das emissoras públicas, no seu programa de 08 de Janeiro de 2010, entrevistou o Professor Rui Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa, onde o professor afirma que «a primeira década deste milénio e deste século XXI acaba só…em 31 de Dezembro de 2010».


domingo, 21 de fevereiro de 2010

Quem Ouve Rádio em Portugal

A Marktest disponibilizou no seu sítio dados relativos à escuta de rádio em Portugal, em 2009. Um facto que sobresai é que não existem dados relativamente a uma audiência abaixo dos 15 anos. É um facto que a rádio portuguesa se afastou dos ouvintes mais jovens, pois são raros os programas dedicados à infância. Nas estações de cobertura nacional não existem emissões para os mais jovens, embora noutros tempos tivessem sido bem populares.

É um facto que as emissões televisivas dirigidas às crianças aumentaram muito, nas últimas duas décadas e com os operadores por cabo e IP surgiram vários canais infantis.  A rádio dificilmente poderia concorrer com esta oferta.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Novidades no "Congresso R@dio"

«A rádio hoje não se confina aos limites da sua definição: R@dio em Congresso é um evento sobre a rádio, os media online e a música. Relaciona-os para estabelecer novas relações ou traçar novos caminhos, revelando uma nova identidade para a rádio. O Congresso está pensado como um espaço de discussão do futuro da rádio, considerando a indústria da radiodifusão, media online ou indústrias relacionadas, como será a indústria musical.

É um evento que procura aproximar o meio académico da radiodifusão profissional, como o ponto de encontro entre as duas áreas: a rádio torna-se o centro da discussão, combinando debates, experiências, exibições e apresentação de tendências».

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Faz um Programa de Autor na Rádio Zero

A Rádio Zero chama a si maquetes de programas para a nova grelha de programação, onde os unicos limites são os que impuseres a ti mesmo. Venham fazer o vosso programa e ajudem a montar ESTE puzzle. Qualquer ideia é válida, qualquer programa pode ser feito.

A Rádio Zero é uma rádio baseada em Lisboa, com emissão via web e é uma das fundadoras da rede internacional de rádios RADIA. Tem como objectivos divulgar e promover a exploração do suporte rádio enquanto conteúdo, forma e/ou tecnologia, privilegiando abordagens não ortodoxas e de autor.

Valorizamos o experimentalismo, a originalidade e, acima de tudo, o livre pensamento!

Esta é a oportunidade para o teu programa de rádio ser um mero exercício mental e passar a ser realidade.

Estamos à espera da(s) tua(s) propostas até dia 1 de Março. Envia-as para programacao@radiozero.pt


Vencedor Prémio Autores na Categoria Rádio

O prémio para melhor programa de rádio dos Prémios SPA/RTP 2010 foi para a TSF - Rádio Notícias com “Encontros com o Património”, da autoria de Manuel Vilas-Boas.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Prémios Autores SPA/RTP 2010

Na próxima segunda-feira serão conhecidos os vencedores do Prémio Autores 2010 SPA/RTP, numa gala que terá lugar no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Na categoria “Rádio – Melhor Programa”, estão nomeados “Encontros com o Património” , de Manuel Vilas-Boas, e “Pessoal e Transmissível”, de Carlos Vaz Marques, da "TSF - Rádio Notícias" e o programa “Provedor do Ouvinte”, de Adelino Gomes, da RTP.

O juri para esta categoria é composto por Mário Figueiredo, João David Nunes e Paulo Sérgio.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Antena 1 a Reboque das Outras?

No anúncio das manhãs renovadas da Antena 1, aparecia (pelo menos até 3.ª feira) o nome “Nem é Tarde Nem é Cedo” (03h-05h - 3ª a Sábado). Acontece que um nome assim confundia-se com o programa “Mais Cedo ou Mais Tarde”, da TSF. Alguém na rádio pública notou isso e o título “nem é tarde nem é cedo” foi retirado.

De algum tempo para cá, a Antena 1 tem adoptado formatos de sucesso de outras estações emissoras portuguesas. É o caso do “Antena Aberta”, cujo modelo é o “Fórum TSF” ou, mais recentemente, a “Conferencia Antena 1”, muito idêntica à “Conferência Reuters – TSF”.

A questão é: será que o sector privado está a indicar o caminho do como se presta o serviço público de rádio à RTP? Nem no provedor do ouvinte a Rádio Publica foi pioneira, essa inovação pertence à Rádio Altitude, da Guarda.