«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mais Um Livro baseado na Rádio

São já vários os livros que surgiram no mercado que se basearam em programas de rádio.  O livro "Para lá do Tempo, opinião no Página1" é um pouco diferente porque, apesar de ser da Rádio Renascença (RR) , é baseado no jornal online que é editado em "pdf" no sítio da RR.
Pedro Leal, Director Adjunto de Informação do Grupo Renascença, apresenta assim o livro:
"Escrever sobre os factos da actualidade e dar deles uma visão livre, mas perspectivada. Foi este o desafio colocado aos 12 cronistas do Página1, em Maio de 2008. Nada mais difícil. É simples escrever ao sabor da pena tendo por base um facto. É difícil escrever  sobre a actualidade dando-lhe um entendimento, uma perspectiva, um contexto, um enfoque estruturado que rasgue o tempo. (…) No Página1, os artigos de opinião (…) apresentam uma visão de um facto, de um problema, de um caso, de um momento da actualidade, mas, em simultâneo, ajudam a compreender o sentido e o caminho que Portugal e a sociedade vão seguindo, seja em que área for. A profundidade destes artigos, dos quais se apresenta neste livro uma selecção, ajuda, assim, a ler o país e o mundo. Da universidade ao jornalismo, do religioso ao político, do social à economia. Uma leitura marcadamente diferente, livre, mas sempre com um hipertexto associado que permite ultrapassar o próprio tempo do dia em que cada crónica é escrita e publicada. Estes artigos são «Esquinas do tempo». Chaves de leitura de um país e de um mundo cada vez mais desafiante, por vezes desconcertante, heterogéneo e célere. Uma sociedade com um grau de leitura e de entendimento tantas vezes difícil de captar no dia-a-dia das rotinas de cada um. Mas o desafio colocado aos autores destes artigos foi ainda maior. Publicar uma análise perspectivada num jornal que existe unicamente online. Se hoje o Página1 é uma realidade consistente, nessa altura era apenas uma realidade potencial, com longo caminho por fazer. Mesmo assim, todos os convidados, todos de excelência, aceitaram o desafio. (…) Os autores destas páginas são hoje parceiros do Página1 e da Renascença. Parceiros no desafio diário de contribuir para um «espaço público» de visão cristã e humanista, cada vez mais informado e esclarecido".


Uma Rádio Pirata



sábado, 14 de novembro de 2009

Queres Ser Locutor de Rádio Por um Dia?

A Rádio Autónoma vai animar o Banco Alimentar durante a próxima recolha de alimentos, uma acção do BA em supermercados e superfícies comerciais nos dias 28 e 29 de Novembro de 2009.  

A Autónoma vai estar no armazém de Alcântara a animar o trabalho dos voluntários (cerca de 300) que recebem e embalam os géneros recolhidos.

Vamos trabalhar em grupos de 3, 2 animadores e 1 repórter, em turnos de 3 horas, Sábado e Domingo, das 11 às 02 horas. Mas atenção as tuas ideias também importam: queremos sugestões para conteúdos e músicas. Para treinares, vais ter um estúdio de exterior, o mesmo que vai estar no BA, no átrio do 1º andar da UAL Boavista, para poderes treinar. Os treinos começam dia 11 de Novembro.

Os voluntários devem escolher um dos seguintes turnos:
SÁBADO
DOMINGO
11 - 14
11 - 14
14 – 17
14 – 17
17 – 20
17 – 20
20 – 23
20 – 23
23 - 02
23 - 0

Se quiseres colaborar envia um email para jsousa@universidade-autonoma.pt ou telefona (966555616). Inscreve-te. Ajuda-nos a ajudar o Banco Alimentar.

João de Sousa


sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Blitz: 25 Anos Depois do Jornal, a Rádio

O Jornal "Blitz" teve o seu primeiro número nas bancas a 4 de Novembro de 1984, sendo editado semanalmente. Em 2006 passou a revista mensal. Passados 25 anos,  o "Blitz" aventura-se agora no éter. A estação emissora que acolhe a "Rádio Blitz" é a renascida "Super FM", que pode ser escutada em F.M. 104.00 MHz, na zona de Lisboa e em superfm.com no resto do mundo.

A "Rádio Blitz" tem estreia marcada para este sábado, às 16 hora. O programa, com duas horas de duração, é semanal e repete aos domingos às 18h. As emissões serão preenchidas com conteúdos da revista e do site "Blitz".

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Instituição do “Dia Mundial da Rádio”

Foi criado em Espanha, pela Academia Española de la Rádio, o “Dia da Rádio”, que tem pretensões de ser instaurado a nível mundial. Para isso necessita do apoio das instituições ligadas ao meio (e não só) para levar a UNESCO a fixar esta celebração dentro dos dias internacionais da ONU.
A Academia Española de la Rádio propõe que o dia 30 de Outubro seja o “Dia Mundial da Rádio”, pois foi nessa data, em 1938 que Orson Welles, radiodifundiu “A Guerra dos Mundos”.
O formulário para apoio à iniciativa pode ser descarregado no sítio da Academia Española de la Rádio e, depois de preenchido, enviado para academia@radiofonistas.org.
A iniciativa já tem o apoio Media Capital Rádios, da BBC e de várias emissoras e instituições espanholas. O dossier completo pode ser descarregado no sítio da Academia Española de la Rádio.

domingo, 8 de novembro de 2009

Antena 3 Homenageia António Sérgio

No Indústrias Culturais - II

Em "A Rádio em Portugal: Uma Aproximação ao Local", Rogério Santos começa a preparar os 75 anos da rádio pública, o que acontecerá em Agosto de 2010. É mais um artigo a ler com atenção.

No Indústrias Culturais - I

No texto "Não Compreendi ECT", Rogério Santos aborda e refuta o artigo de Eduardo Cintra Torres no jornal "Público" de ontem. Subscrevo por completo as palavras de Rogério Santos.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

As Revistas Pioneiras de Rádio

A “QSP – Revista de Rádio e Comunicações” comemora 29 anos. É a mais antiga revista portuguesa sobre rádio que ainda se publica e a que maior longevidade tem. Desde o início do século XX que são editadas revistas dedicadas à rádio. Algumas mantiveram-se no mercado por alguns anos, mas outras publicaram apenas os primeiros números.
Para comemorar a entrada no 30.º ano de publicação, o número de Novembro da “QSP – Revista de Rádio e Comunicações” apresenta um artigo da minha autoria sobre as primeiras revistas publicadas em Portugal, cujo assunto era a rádio, nas suas variadas vertentes (Telegrafia Sem Fios, Radio-amadorismo, Radiodifusão, Etc.).
Ficam aqui alguns exemplos das revistas que se publicaram:


quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Em Defesa do Serviço Público de Radiodifusão no Reino Unido

«No Reino Unido, foi criado um grupo de pressão para apoiar o serviço público de televisão e rádio (The Citizens' Coalition for Public Service Broadcasting, CCPSB), com 30 organizações que incluem fundações, sindicatos e grupos de consumidores, e que se opõe ao governo, que pretende reduzir a actividade da BBC (ver notícia do Guardian de anteontem)».

domingo, 1 de novembro de 2009

Desapareceu Uma Voz Histórica da Rádio

Problemas cardíacos levaram, ontem, aos 59 anos, um grande nome da rádio portuguesa: António Sérgio. O desaparecimento do “Lobo” deixou o éter nacional mais pobre.
Grande divulgador da música independente, a sua influência no éter nacional ajudou a lançar nomes maiores da música portuguesa, como os “Xutos & Pontapés”, e foi uma fonte de inspiração para muitos radialistas portugueses das novas gerações.
Com mais de 40 anos ao serviço da rádio, António Sérgio “escreveu” páginas da história da rádio ao apresentar programas como “Rotação”, “Rolls Rock”, “Som da Frente”, Lança-Chamas, “Loiras Ruivas ou Morenas”, “Grande Delta”, “Hora do Lobo” e “Viriato 25”.
Com António Sérgio desapareceu o último dos independentes.

Ipsis Literis VIII