«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Audiências do 3.º Trimestre de 2009

Segundo dados do Bareme Rádio, da Marktest, ficam, assim, alinhadas as emissoras, em termos de Audiência Acumulada de Véspera (AAV) do 3.º Trimestre de 2009 :

RFM – 14,8%

RR – 9,5%

Comercial – 7,7%

Antena 1 – 5,2%

Cidade FM – 4,6%

TSF – 4,0%

Antena 3 – 2,9%

M80 – 2%

Mega FM – 1,4%

Rádio Clube – 1,2%

Rádio Sim – 0,9%

Antena 2 – 0,7%

Best Rock FM – 0,6%

Romântica FM – 0,4%

Outras estações - 11,8%

Não sabe que estação escutou - 1,5%

Estes dados podem ser comparados com as audiências do 2.º trimestre de 2009 e com o período homólogo do ano passado.

domingo, 18 de outubro de 2009

25 Anos de "Oceano Pacífico"

Comemorar um quarto de século de um programa radiofónico diário (de domingo a sexta-feira) é um feito digno de registo, até no estrangeiro.  João Chaves apresenta o "Oceano Pacífico" desde 1984, e o programa tornou-se num clássico da rádio portuguesa.
A história do "Oceano Pacífico" começa na Rádio Renascença e, durante os primeiros três meses, teve como apresentador Marcos André. Em Janeiro de 1985, João Chaves toma o leme o programa, que mantém o mesmo formato desde então. Do antigo apenas ficou o nome e o som das ondas do mar no indicativo. O nome do programa foi escolhido por Jaime Fernandes, na altura director de programas de Rádio Renascença. Em 1987, com a criação da RFM, o programa muda para a nova emissora do grupo Renascença.
Parabéns ao João Chaves e à Renascença.

Na Revista QSP de Outubro

Têm sido publicados na "QSP - Revista de Rádio e Comunicações" artigos sobre a história da rádio, da minha autoria. Na edição de Outubro, o artigo versa a gravação áudio na rádio.

"A Gravação Áudio nos Primórdios da Rádio" apresenta um breve olhar sobre os suportes de registo áudio, utilizados nas estações radiofónicas, entre as décadas de 1920 e 1950. É, também, feita uma pequena incursão à história da gravação sonora.


quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O "Museu da Rádio"

Há, no blogue "Indústrias Culturais", uma chamada de atenção muito importante sobre o "Museu da Rádio" (que de rádio, tem pouco) que será inaugurado amanhã.

Porque será que neste país o Estado não cuida com esmero da sua história e cultura? Porque é que não consultaram os especialistas, nomeadamente Rogério Santos, um dos investigadores que mais contribuiu para a História da Rádio em Portugal e que mais defendeu a continuidade do antigo Museu da Rádio, para a constituição do novo Museu?

O museu virtual, complementa o espaço físico onde as peças podem ser apreciadas em promenor. Deve-se destacar que a história da televisão portuguesa é durante quatro décadas essencialmente a história da RTP e do serviço público de televisão. No caso da Rádio, já não é assim. O serviço público de radiodifusão sonora nasce mais de uma década após o parecimento das primeiras emissoras em Portugal. espera-se que o museu tenha previsto esta situação ou será, apenas, um museu do serviço público de radiodifusão sonora e televisiva.

Já agora, para além do Museu da RTP, existem vários espaços no país onde se apresentam coleccões de grande valor de receptores radiofónicos, como, por exemplo, os Bombeiros de Vila Nova de Tazem.

Despedimentos no Rádio Clube e Rescisões na RTP


terça-feira, 13 de outubro de 2009

"Rádio Futura" Estreia Amanhã No Porto em FM

A Rádio Zero vai criar a Radio Futura já a partir de amanhã no Festival Future Places, no Porto, um evento que previlegia o experimentalismo e a criatividade.

«Radio Futura é o nome da emissão especial criada pela Rádio Zero para o Festival Future Places, decorrendo de 14 a 17 de Outubro. Excepcionalmente, teremos no decorrer do evento frequênia FM em 91.5, no Porto.
A programação conta com uma série de programas especiais, seleccionados após concurso internacional, englobando programas pré-gravados e em directo, e trazendo produções de vários pontos do mundo: Nova Zelândia, Macedónia, Berlim, Japão e Estados Unidos da América.
Serão também emitidos vários programas em directo a partir do Porto, quer como intervenções sonoras na cidade, quer em concertos especiais para o Radio Futura ou os concertos do Festival Future Places. Serão 4 dias de emissão no total, desde as 9 horas de quarta-feira à meia-noite de sábado.
A Radio Futura é uma proposta de um futuro possível para a rádio, constituída por programas de autor, experimentalismo, concertos e uma aposta no dinamismo das culturas locais. Insere-se no Festival Future Places, dedicado aos Meios Digitais e Culturas Locais e organizado pela Universidade do Porto com a Universidade do Texas, ao abrigo do programa Austin-Portugal.
A Rádio Zero é um meio criativo que privilegia o livre espírito e a experimentação cultural, sendo composta unicamente por voluntários. Está sediada no Instituto Superior Técnico e emite 24/7 na Internet, orgulhando-se de ser neste momento a rádio do país com mais programas de autor».

Mais informações em:

sábado, 10 de outubro de 2009

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Rádio Amália

Lisboa tem, desde terça-feira, uma emissora local dedicada ao Fado: a "Rádio Amália". Inaugurada no dia do 10º. aniversário da morte de Amália Rodrigues, esta emissora é a primeira dedicada exclusivamente ao Fado, tendo como característica a participação ao vivo de fadistas na programação.

A "Rádio Amália" pertence ao grupo Luso Canal, constituido pela Capital, Marginal, Radar e Oxigénio. A emissora tem 12 profissionais, e tem noticiários de hora a hora ao longo do dia e de meia em meia hora entre 7h e 10h e entre 17h e 20h.