«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Queres fazer rádio?

A Rádio Zero abriu a época de avaliação de propostas de novos programas para a grelha do próximo semestre até dia 12 de Fevereiro.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Internet: a extensão da rádio

Recomenda-se vivamente uma visita ao blogue de Pedro Miguel Costa – jornalista da TSF – onde partilha com os ouvintes várias reportagens suas, permitindo, assim, que estas não se tenham perdido no éter.

A rádio tinha grandes momentos que se tornavam irrepetíveis para os ouvintes, porque era de um só sentido e, normalmente, escutada em acumulação com outra tarefa. Quando algo despertava a atenção já se tinham perdido dados importantes para a contextualização, podendo a mensagem passar erradamente. A Internet mudou esta situação.

Grandes momentos radiofónicos podem, agora, ser escutados quando e onde o ouvinte quer, graças à Internet. Os conteúdos áudio estão, simplesmente, disponíveis à distância de um toque.

Ao meu camarada Pedro Miguel Costa dou os parabéns pela iniciativa e que esta sirva de exemplo a outros. A ligação permante já está aí ao lado.

domingo, 27 de janeiro de 2008

Para ler e reflectir

Paula Cordeiro, no seu blogue NetFM, apresenta o texto MP3 killed the video, the radio and the record star. Este texto é uma análise ao conturbado momento que a indústria musical tradicional atravessa e um aviso para a rádio: «A rádio tem de se relacionar mais com os ouvintes e seguir a mesma lógica destes sites sociais, enveredando inevitavelmente por uma lógica de web 2.0, ainda que mantenha imutável a sua presença em FM».

Teatro Radiofónico em Análise


O Teatro Radiofónico praticamente desapareceu da rádio portuguesa. As grandes estações não o produzem, embora existam estações locais que, pontualmente, emitem peças de teatro.

Talvez esta discussão sirva para reavivar um género que já foi muito querido dos ouvintes portugueses. E se agora não é, isso deve-se, principalmente, à inexistência destes espaços no éter nacional.

De volta...

Após um período de publicação irregular, com algumas (grandes) pausas, os textos sobre a rádio estão de volta e este espaço.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

TSF tem novo director adjunto

Arsénio Reis, até agora chefe de redacção da Rádio Renascença, emissora onde trabalhou durante 17 anos como jornalista, é o escolhido pelo novo director de antena da TSF - Rádio Notícias, Paulo Baldaia.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

José Fragoso abandona TSF

O director de antena da TSF - José Fragoso - vai assummir o cargo de director de programas da RTP, saíndo, assim, da estação radiofónica da Controlinveste.

Act. 17 Jan. - Paulo Baldaia (que já foi jornalista da TSF e desempenha funções de chefe de redacção do JN, em Lisboa) é o novo director da TSF, entra em funções na próxima segunda-feira.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Audiências do quarto trimestre

Estes resultados, no entanto, não são rigorosos, dada a forma como são calculados. Também há que realçar o facto de as emissoras não se baterem todas em pé de igualdade. TSF, Rádio Clube, M80, Cidade FM, Mega FM e Best Rock FM, não são escutadas em todo o território português, pois não são estações de cobertura nacional.

Ficam, assim, alinhadas as emissoras, em termos de Audiência Acumulada de Véspera (AAV):
RFM – 13,7%
RR – 9,3%
Comercial – 6,9%
Antena 1 – 4,8%
Cidade FM – 4,3%
TSF – 3,9%
Antena 3 – 3,1%
Mega FM – 1,8%
Rádio Clube – 1,3%
M80 – 1,1%
Best Rock FM – 0,5%
Antena 2 – 0,4%

domingo, 13 de janeiro de 2008

As Manhãs da Rádio na “Notícias Magazine”

A revista “Notícias Magazine” – distribuída aos domingos com o JN e o DN – apresenta na edição uma reportagem muito interessante sobre as manhãs nas emissoras com forte componente informativa (TSF, Antena 1, Renascença e Rádio Clube).

A reportagem, infelizmente, não está online.

Mais uma festa do "Queridos Anos 80"

O blogue "Queridos Anos Oitenta" vai realizar mais uma festa para recordar a era dourada da Pop e uma das melhores da rádio portuguesa.

É já no próximo sábado, 19 de Janeiro.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Uma petição em prol da cultura em Portugal

Os atentados à cultura em Portugal são continuados, sendo o encerramento do Museu da Rádio e a demolição do respectivo prédio disso um exemplo. Deixa-se destruir património único, encerra-se museus e a desculpa é «A vida dos museus não é eterna. Eles nascem, vivem e morrem. Não devemos estar presos a uma atitude conservadora». - Palavras da Ministra da Cultura.

Claro que há cidadãos indignados (eu sou um deles), e um meio para divulgar essa indignação é através da rádio. Assim sendo, o Bife Rádio Show, um programa da Rádio Trofa, incluiu uma petição online na sua última newsletter:

«Tendo conhecimento da reestruturação ministerial que será levada a cabo por José Sócrates no início do próximo ano e prevendo a saída da actual Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, propomos que se volte a repensar a política cultural nos termos em que Manuel Maria Carrilho o fez.

Ao contrário dos últimos governos, onde se assistiu a uma total falta de conhecimento e planificação para esta área por parte de cada ministro da Cultura que tivemos (e foram 5 nos últimos 8 anos...) é inegável que Carrilho foi o único nesta pasta que teve uma visão alargada do que é criar estruturas e consolidar o tecido profissional e criativo de um país, e que pôs de pé um projecto consistente, com conhecimento da realidade tanto no campo da criação artística como no campo da gestão e dinamização do património cultural, em todas as suas frentes - técnica, artística, administrativa, de produção, de programação, de equipamentos culturais, de sensibilização de públicos, de interacção de agentes, nomeadamente autarquias, direcções regionais e Estado - e compreendendo a necessidade de articulação de todas essas mesmas frentes. Soube fazê-lo rodeando-se de equipas competentes, de elementos com um verdadeiro conhecimento no terreno e sobretudo munidos de uma real noção da contemporaneidade, visando um Futuro de criação, difusão e dinamização da cultura portuguesa, dentro e fora do país. Para travar o rasto de destruição e retrocesso deixado pelos responsáveis pela Cultura que se lhe seguiram, exigimos um ministro com um projecto, consciente das necessidades e prioridades desta pasta e possuidor de um verdadeiro desejo de construção e crescimento desta área no nosso país.

Os abaixo-assinados, que desejam um país culturalmente ao nível da Europa em que se diz inserido, lançam assim um repto a este governo, propondo a escolha, por parte do Primeiro-Ministro, de alguém com o mesmo nível de visão e projecto que Manuel Maria Carrilho teve para a Cultura em Portugal».

Visitem e assinem a petição. A cultura portuguesa agradece.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Um convite

Chegou, por e-mail, este convite da Rádio Zero:

«Caros ouvintes:

Convidam-se Vossas Excelências a participarem nas festividades de inauguração da primeira infra-estrutura para processamento e recepção de fenómenos de quantum-criatividade em território nacional.

Na madrugada 6 de Janeiro, com o apoio logístico dos técnicos de projecção radioeléctrica da Antena 2, continente e ilhas serão cobertos pelos projécteis criativo-quanta enviados pela rede Radia no espaço de interacção humana.

A Comitiva responsável pela Segurança e Integridade dos Velhos Hábitos, Vícios e Costumes classificou o evento como DAMN - Despoletador de Abertura de MeNtes.

Madrugada Radia na Antena 2

Uma produção Rádio Zero

Dia 6, ouvido desperto e colado ao receptor de rádio, das 01 às 07. Quem adormeceu pode reprogramar uma insónia para dia 19, às mesmas horas».

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Em 2008

A RTP dinamizará os seus sites de rádio, colocando online arquivos áudio de emissões das décadas de 1930 em diante. Também será o ano que José Nuno Martins deixará o cargo de “Provedor do Ouvinte”, da rádio pública.

O Rádio Clube verá se foi uma aposta ganha a alteração do seu estilo (as sondagens do último trimestre de 2007 estão quase a sair) ou se terá de repensar a estratégia. Penso que o Rádio Clube está no bom caminho e, provavelmente, atingirá os objectivos propostos.

O Grupo Renascença continuará a apostar na Internet e lançará novos canais online e uma estação dedicada ao público sénior.

Também a Lei da Rádio vai ser alterada, já que vai ser transposta a nova directiva europeia para o audiovisual.