«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Obercom lança revista online

O Observatório da Comunicação (Obercom) retomou a edição da revista “Obersevatório”, que agora é uma publicação online, disponível no sítio do Obercom.
Nesta edição, destaco o artigo “Os equívocos da rádio generalista: reflexões sobre a rádio em Espanha, nos EUA e em Portugal”, da autoria de João Paulo Meneses: «Se a rádio generalista é um anacronismo histórico nos principais mercados como os Estados Unidos ou a Grã-Bretanha, como explicar que seja dominante em Espanha e que em Portugal se anuncie um novo e ambicioso projecto de rádio generalista? A partir da análise dos fundamentos da própria rádio generalista, nos EUA e em Espanha, o autor analisa alguns dos equívocos na sua categorização que vão confirmar o referido anacronismo, e propõe a sua reconceptualização a partir da análise da formatação e da tendência para a micro-segmentação que esses formatos potenciam».
O artigo completo pode ser descarregado em formato pdf, mediante registo gratuito no sítio do Obercom.

Sem comentários: