«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

domingo, 31 de julho de 2005

A EMISSORA NACIONAL NO “PÚBLICO”

O jornal “Público” traz um interessante artigo de Adelino Gomes sobre os 70 anos da Emissora Nacional (acesso online pago): «Como mais um soldado que se alista...».
As emissões oficiais da Emissora Nacional, actual RDP, tiveram início a 1 de Agosto de 1935.

HOJE JÁ NÃO SE PUBLICOU "O COMÉRCIO DO PORTO"

O decano da imprensa portuguesa do continente já não está hoje nas bancas. A espanhola “Prensa Ibérica”, proprietária dos jornais portugueses “O Comércio do Porto” e “A Capital”, decidiu a suspender a publicação dos títulos que detinha em Portugal.
“O Comércio do Porto” tem um historial de 151 anos. Viu nascer a rádio e acompanhou o seu desenvolvimento. Um dos seus directores, Bento Carqueja, sobrinho do fundador do jornal, foi colaborador da Invicta Rádio, na década de 1930.
“O Comércio do Porto” durante a proliferação das “rádios piratas” acompanhou de perto o fenómeno, divulgando as estações, frequências e programação, além de ter tido uma secção dedicada ao radioamadorismo.
Recentemente, António Sousa Pereira, o responsável pela secção «Memórias do Arquivo», escreveu sobre a Rádio Porto - a primeira estação de radiodifusão do Norte.
Mais artigos sobre as primeiras estações radiofónicas portuenses estavam prometidos nas páginas d’O Comércio do Porto. Espero que o mais antigo jornal português do continente volte às rotativas para que a promessa possa vir a ser cumprida.
Ontem surgiu o blogue O Comercio do Porto, onde se lê que «Num período em que deixou de haver papel para a tinta correr, os jornalistas e demais trabalhadores de O COMÉRCIO DO PORTO encontram neste espaço a via para o exterior, por forma a manter viva a alma do jornal mais antigo de Portugal continental».
Para os funcionários dos jornais “A Capital” e do “O Comércio do Porto”, onde tenho alguns amigos e ex-camaradas de trabalho, deixo um forte abraço de solidariedade.

sexta-feira, 29 de julho de 2005

O QUE A NOVA LEI DA RÁDIO DEVERÁ TER EM CONTA

A rádio portuguesa rege-se por legislação obsoleta é, portanto, mais que necessário adequar a Lei aos dias de hoje. Ainda assim, é necessário entender que Portugal tem particularidades que é necessário levar em conta.
Finalmente foi aprovado a criação de um grupo de trabalho que deverá elaborar até 30 de Novembro o projecto-lei final sobre a nova Lei da Rádio. O governo quer que a Lei entre em vigor ainda este ano.
Há propostas de todos os partidos com assento parlamentar, todas elas definindo quotas mínimas de radiodifusão de música portuguesa, embora todas tenham conceitos diferentes do que é, afinal, "música portuguesa".
Enquanto editores e outros profissionais do meio musical, apoiam uma medida proteccionista da música portuguesa, a Associação Portuguesa de Radiodifusão (APR), que representa cerca de 230 emissoras, está contra este procedimento. Eu apoio a posição da APR, pois se passar muita música portuguesa trouxesse audiências, a Rádio Clube de Matosinhos era campeã, já que 98% da música que passa é portuguesa.
A rádio digital é o futuro. A nova Lei da Rádio deverá estar atenta aos avanços tecnológicos e permitir que voltem a ser atribuídos alvarás em Onda Média e Onda Curta, mas desta vez para emissões em DRM.
A concentração da propriedade dos media também deve de ser tida em conta. A nova Lei não deveria permitir que grandes grupos económicos desvirtuassem o conceito de rádio local, fazendo das pequenas emissoras meros retransmissores das estações de Lisboa, que falam de tudo, menos da terra e o povo que deveriam servir.

terça-feira, 26 de julho de 2005

BAREME RÁDIO 2.º TRIMESTRE 2005

De acordo com o relatório "Bareme rádio" da Marktest, para o segundo trimestre de 2005, a TSF e o conjunto das estações radiofónicas do grupo RTP são as emissoras que registaram maior crescimento em relação ao mesmo período do ano passado, mas o grupo Renascença continua a ser o mais escutado.
A TSF - Rádio Notícias, do grupo Lusomundo Media, atingiu os 5,8% de Audiência Acumulada de Véspera (AAV)*, mais 1,1% em comparação com o período homólogo do ano passado, mas menos 0,1% em relação ao primeiro trimestre de 2005.
No que diz respeito ao grupo Rádio e Televisão de Portugal, a Antena 1 manteve os 5,2% de AAV em relação ao primeiro trimestre de 2005, e subiu 1,1% em relação ao mesmo período de 2004.
Também a Antena 2 manteve os 0,6% de AAV do trimestre anterior, e subiu 0,2% em relação ao mesmo período do ano transacto.
A Antena 3 também manteve os 3,5% de AAV do período homólogo de 2004, mas desceu 0,3% em relação ao primeiro trimestre de 2005.
A RFM continua a liderar as audiências com 13% de AAV - menos 0,5% do que no ao trimestre anterior e menos 1,5% em relação ao período homólogo de 2004.
Em segundo lugar nas audiências vem a Rádio Renascença, que continua em queda, com apenas 10,5% de AAV - desceu 0,9% em relação ao trimestre precedente, mas subiu 0,1% em relação ao mesmo período de 2004.
Ainda do grupo Renascença, a Mega FM desceu para 1,6% de AAV - menos 0,1% em relação aos primeiros três meses de 2005, mas a mesma percentagem do segundo trimestre de 2004.
Em relação às rádios do grupo Media Capital, a Rádio Comercial está no topo das preferências dos ouvintes com 6,8% de AAV - menos 0,4% em relação aos primeiros três meses de 2005, e menos 0,5% em relação ao período homólogo de 2004.
A Cidade FM continua a subir, atingiu 5,1% de AAV, mais 0,2% em relação ao trimestre anterior e mais 1,5% em relação ao segundo trimestre de 2004.
A Rádio Clube Português também subiu, atingiu 3,6% de AAV – o mesmo que no trimestre homólogo de 2004 – e mais 0,5% em relação aos primeiros três meses de 2005
A Best Rock FM ficou-se pelos 1,1% de AAV - desceu 0,5% em comparação com o mesmo período de 2004, e 0,2% em relação ao primeiro trimestre de 2005.
A escuta de outras estações subiu de 12,4% de AAV, no segundo trimestre de 2004, para 13,1% no período homologo de 2005.

* AAV - Audiência Acumulada de Véspera - percentagem de indivíduos que escutaram uma estação no período de um dia, independentemente do tempo despendido.

sábado, 23 de julho de 2005

“LUGAR AO SUL”: EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO

Lugar ao Sul” é um programa apresentado por Rafael Correia na “Antena 1”. Vai para o ar aos Sábados depois das notícias das 7h e prolonga-se até cerca das 9h. No programa fala-se, principalmente, da cultura alentejana e conversa-se com convidados que partilham com os ouvintes as suas memórias. É uma viagem por um Portugal muitas vezes esquecido.
O horário do programa é contestado por alguns ouvintes, tendo a sua expressão máxima em Álvaro José Ferreira, que tem vindo a pedir o regresso do programa ao horário anterior, menos penalizante para os ouvintes interessados, e que criou um fórum de discussão “Amigos do Lugar ao Sul”.
“Lugar ao Sul” é um verdadeiro serviço público radiofónico, devendo a RDP deveria incentivar o aparecimento de outros programas do género.

«NO CREO EN BRUJAS, PERO QUE LAS HAY, LAS HAY»...

Ainda no “DN” de hoje: «Terá sido coincidência o facto de os dois negócios do ano (a aquisição da Lusomundo Media pela Controlinveste e o acordo entre a Media Capital aos espanhóis da Prisa) terem sido concluídos e anunciados no mesmo dia?»

FUMO SEM FOGO...

Afinal, e ao contrário do que a maior parte da imprensa ontem publicou, a Autoridade da Concorrência ainda não aprovou a compra da Lusomundo Serviços, que detém a Lusomundo Media, pela Controlinveste.
O "Diário de Notícias", de hoje, diz que «A Autoridade da Concorrência (AdC) disse ontem que ainda não foi tomada uma decisão final relativamente à compra da Lusomundo Media pela Controlinveste, revelou a Lusa, citando uma fonte daquela autoridade».

sexta-feira, 22 de julho de 2005

LUZ VERDE PARA O NEGÓCIO DA LUSOMUNDO MEDIA

Autoridade da Concorrência aprovou a compra da Lusomundo Serviços, que detém a Lusomundo Media, pela Controlinveste de Joaquim Oliveira.
A Lusomundo Media é a holding que detém as participações da Rádio Noticias, que detém a emissora TSF e da Global Noticias , a empresa que publica o “Jornal de Noticias”, “Diário de Noticias”, “24 Horas”, “Tal e Qual”, "Ocasião" e outros jornais regionais.

quarta-feira, 20 de julho de 2005

EFEMÉRIDE: MARCONI MORREU HÁ 68 ANOS

O nome de muitos dos que contribuíram para que a rádio seja o que é hoje estão agora perdidos no passado. Porém, muitos outros alcançaram a fama que mereciam. Um deles foi Guglielmo Marconi (1874 – 1937).
Considerado por muitos o pai da rádio, Marconi ficou conhecido quando inventou um sistema prático de Telegrafia Sem Fios. Depois de, em 1895, fazer experiências durante um ano na casa onde morava, perto de Bolonha (Itália), Marconi conseguiu enviar um sinal de T.S.F. a três quilómetros de distância.
No ano seguinte ofereceu o seu invento ao Ministério dos Correios e Telégrafos Italiano, que o recusou, pois achou que não era um grande progresso em relação ao telégrafo eléctrico que transmitia as mensagens através de cabos.
Esta recusa terá sido a sorte de Marconi, pois, frustrado, rumou a Londres onde solicitou em Junho de 1896, a primeira patente de rádio do mundo e onde a sua invenção foi aproveitada pelos correios ingleses. O sistema de Telegrafia Sem Fios utilizado por Marconi foi observado de perto pelo Almirantado e pelo Ministério da Guerra inglês que descobriram, assim, a grande utilidade desta invenção para as telecomunicações militares.
Marconi foi contemplado com o Prémio Nóbel da Física em 1909, dedicando a sua vida ao desenvolvimento da T.S.F. e, mais tarde, da radiodifusão, sendo a Marconi’s Wireless Telegraph Company Ltd. uma das fundadoras da B.B.C..
Marconi visitou Portugal três vezes. Numa dessas visitas ofereceu ao representante dos aparelhos da marca “Marconi” em Portugal – João de Oliveira, proprietário da casa “Auto-Rádio, no Porto - um busto seu, como agradecimento pelos serviços prestados.

terça-feira, 19 de julho de 2005

A RÁDIO NO “PÚBLICO”

O jornal “Público”, de domingo passado, traz três páginas dedicadas à rádio (coisa bastante rara nos dias que correm). São vários artigos (acesso pago), onde são abordados temas como as play lists, a música que passa na rádio e as quotas de música portuguesa.
Uma das frases que mais me chamou a atenção foi a afirmação de Rui Santos – gestor musical da Antena 1 - que lembra que na década de 80 havia «comunicadores objectivos, com personalidades e estatutos bem definidos». Mais à frente afirma-se que «concordam os vários responsáveis [da rádio portuguesa] que Portugal não tem grandes comunicadores, será ainda assim o factor humano a fazer a diferença».
Se Portugal não tem grandes comunicadores, é porque estão amordaçados por play lists e frases promocionais – que são repetidas até à exaustão – impostas pelos tais “responsáveis”.
Talvez seja redundante dizer que, em Portugal, nunca se fez tanta e tão boa rádio como na década de 80.

segunda-feira, 18 de julho de 2005

69 ANOS DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA: O PAPEL DA RÁDIO PORTUGUESA

Faz hoje 69 anos que se iniciou o mais sangrento conflito da Península Ibérica. A rádio portuguesa teve um papel activo no desenrolar dos acontecimentos, tendo Franco um forte aliado na figura de Jorge Botelho Moniz - o presidente do Rádio Clube Português.
Os diários do Porto do dia 17 de Julho de 1936, apresentavam uma entrevista com o General José Sanjurjo, em que o militar declarara ignorar a origem do «boato fantasioso» que o dava como prestes a entrar em Espanha para chefiar um movimento revolucionário tendente a derrubar o governo da Frente Popular, chefiado por Casares Quiroga. Apesar das declarações do General exilado, no dia seguinte - 18 de Julho de 1936 - por todo o Marrocos espanhol dá-se um levantamento militar chefiado por Francisco Franco. José Sanjurjo morreu, poucos dias depois, num acidente de aviação em Cascais quando regressava a Espanha para liderar os revoltosos.
O estado português perante a cena internacional mantinha-se neutral - pois era pressionado pelas potências europeias nesse sentido - mas essa neutralidade era apenas aparente, internamente nada fazia para impedir os apoios portugueses aos nacionalistas chefiados por Franco e chegava, inclusive, a incentivá-los. Salazar rompe as relações com o governo de Madrid a 23 de Outubro de 1936, mas só a 28 de Abril de 1938 é que o governo insurreccional seria reconhecido.
Se bem que a Emissora Nacional não apoiasse directamente os nacionalistas espanhóis, as noticias veiculadas pela E.N. davam a conhecer apenas uma parte do conflito - a que interessava ao governo português - e sempre em contra-informação das noticias veiculadas pelas rádios espanholas republicanas. As outras emissoras portuguesas, por força de uma censura férrea, tinham de seguir a mesma orientação.
Com o desenrolar do conflito, o Major Jorge Botelho Moniz, um dos militares da revolução de 28 de Maio, presidente do Rádio Clube Português e amigo de Oliveira Salazar, decide levar avante a criação de um corpo de milícias portuguesas - os Viriatos - para intervir ao lado dos Nacionalistas. Salazar sabendo disto deixou simplesmente que a ideia prosseguisse, mas descartou-se de responsabilidades. O apelo à mobilização é feito a 28 de Agosto de 1936, no Campo Pequeno, em Lisboa, num comício anticomunista. Nesse comício o Major Botelho Moniz discursa perante milhares de pessoas e afirma: «Vai começar a guerra santa, a guerra de todos os instantes. Vai começar a cruzada heróica para a qual chamamos os portugueses(...). Nós, nacionalistas, somos legião e somos portugueses. Constituamos a "Legião Portuguesa", a legião onde só entram "portugueses", mas que fica aberta a todos os portugueses, leais, disciplinados, dignos e honrados que aceitam como lema "pela Família, pela Pátria, pela Civilização Lusitana"».
O Rádio Clube Português foi durante o conflito civil espanhol a voz mais activa, embora também a Rádio Luso, que era financiada pelo regime Nazi da Alemanha, e a Invicta Rádio, que estava ligada ao regime fascista português, fossem difusoras da propaganda de Franco em Lisboa e no Porto.
No Porto o Comandante Henrique Galvão dava palestras, aos microfones da Invicta Rádio, que chamavam a atenção dos ouvintes para o perigo que vinha de Espanha pela mão dos republicanos que, segundo ele, ameaçavam a soberania nacional. Muitas outras palestras destinadas a Espanha foram proferidas em Castelhano.
Foi através do Rádio Clube Português que melhor se fazia sentir o apoio Luso aos falangistas. A organização de vários comboios de abastecimentos, por esta estação emissora, e a propaganda pró-franquista foram uma ajuda preciosa aos revoltosos. Os espanhóis tinham emissões desde o R.C.P. em castelhano, feitas pela voz de Marisabel de La Torre de Colomina, que se tornou o símbolo emblemático do apoio daquela emissora aos rebeldes franquistas. A revista "Rádio semanal", uma publicação da Emissora Nacional, dedica a Marisabel a primeira página do número de Setembro e uma reportagem alargada sobre o R.C.P. dando conta da influência que esta locutora espanhola exercia, tanto em Espanha como em Portugal. As emissões para Espanha eram regulares e o indicativo que se fazia ouvir era "CT1 GL - R.C.P. - Parede - Lisboa - Portugal".
Devido a este conflito e à tomada de partido pelo R.C.P., foi criado em Portugal o primeiro serviço noticioso regular. O R.C.P. tinha vários postos de escuta para ouvir as emissões provenientes de Espanha e das outras estações emissoras da Europa que noticiavam o conflito, toda esta informação era filtrada e retransmitida pelo R.C.P.. Como consequência desta tomada de partido, às 23 horas do dia 20 de Janeiro 1937 o emissor de 5 kW do R.C.P. sofre um atentado com uma bomba relógio. Não houve danos pessoais mas os estragos foram de vulto, passadas vinte e quatro horas as emissões são retomadas.
Se o Rádio Clube Português era uma voz para Espanha, a Emissora Nacional era uma voz para o povo português. As palestras proferidas aos microfones da E.N. sobre o conflito em Espanha, eram contra o perigo "vermelho" espanhol e a favor dos falangistas, que se batiam pela defesa dos valores da "civilização cristã ocidental", e pela "defesa da integridade nacional, ameaçada pelo avanço comunista na Península Ibérica".
A Rádio Renascença começou a emitir experimentalmente em 1936, e nesse ano foi convidada pela Comissão Internacional Católica de Radiodifusão a participar, juntamente com outras emissoras católicas da Europa, numa audiência papal onde se discutiria, entre outros assuntos, o avanço do comunismo, que era visto pela Igreja como um inimigo da fé. Com as dificuldades de comunicação com o resto da Europa, por causa do conflito espanhol, e também porque os recursos financeiros da Rádio Renascença eram parcos, nenhum representante da emissora católica esteve na reunião.
A guerra civil espanhola terminou oficialmente a 1 de Abril de 1939, assegurando a subida ao poder do ditador Francisco Franco. Foram três anos de conflito que se saldou em centenas de milhares de mortos (há historiadores que falam em mais de um milhão), na sua maior parte civis, e outras centenas de milhares de refugiados - só no campo de Argeles estiveram meio milhão.
Na praia onde esteve instalado o campo de concentração de Argeles, França, uma placa comemorativa reza: «A todos los españoles que lucharon por la libertad. Hombre libre, recuerda.»

ANTÓNIO SÉRGIO NA “ÚNICA”

Depois da revista “Y” (distribuída com O Independente o "Público") é a vez da “Única” (distribuída com o “Expresso”) dedicar umas páginas a esse "bicho" da rádio que é o António Sérgio.
Nesta reportagem, António Sérgio afirma que «é no hip hop português, tanto na música como nas letras, que se faz hoje o som da frente».

sábado, 16 de julho de 2005

RÁDIOS DO COTONETE NO CLIX.PT

A Internet e a rádio são cada vez mais complementares e as empresas – tanto radiofónicas, como de portais de conteúdos online - reconhecem isso e aí está uma associação entre a Media Capital Rádios (MCR) e o portal Clix.
O portal Clix e a MCR celebraram um acordo de parceria para reforçar a estratégia editorial e comercial das empresas, com distribuição de rádio online.
Desde ontem que, para aceder às rádios do cotonete, o endereço passou a ser http://cotonete.clix.pt.
Também todas as emissoras da MCR (Comercial, RCP, Cidade FM, Best Rock e Mix) deixaram o dominio "iol", passando para o Clix.

quinta-feira, 14 de julho de 2005

VEM AÍ LEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA PARA O AUDIOVISUAL

A Comissão Europeia quer abolir a actual legislação relativa ao audiovisual, praticamente dedicada apenas à televisão, estando a preparar um diploma que inclua outras plataformas de difusão, como a rádio, a Internet e os telemóveis.
A mudança legislativa pressupõe que as emissoras radiofónicas dos 25 Estados-membros passem a ser reguladas por regras comunitárias.

terça-feira, 12 de julho de 2005

INTIMIDAÇÃO AOS MEDIA

Os media estão debaixo de fogo. Literalmente. Justiça e foras-da-lei fazem pressão sobre os órgãos de comunicação social, cada um à sua maneira.
Nas Filipinas, Rolando "Dodong" Morales, autor e apresentador do programa radiofónico "The Voice of Barangay", foi morto a tiro por traficantes de droga após ter denunciado o tráfico de estupefacientes no seu programa.
Nos Estados Unidos, Judith Miller, jornalista do "New York Times", teve ordem de prisão por se recusar a revelar uma fonte. Como consequência disto, a direcção do jornal "Cleveland Plain Dealer" – o diário com maior tiragem no Ohio - suspendeu a publicação de duas reportagens.
Portugal, infelizmente, também tem casos destes.

segunda-feira, 11 de julho de 2005

INVESTIMENTO NO MEIO RÁDIO CRESCE 5,1% ATÉ 2009

É sempre uma boa notícia para a rádio quando se prevê que o investimento no meio tenha tendência para aumentar.
Portugal terá em 2009, segundo estimativa da auditora Price Waterhouse Coopers, uma rádio a valer 218,2 milhões de euros, com um crescimento de 4% ao ano entre 2004 e 2009.
Globalmente, e segundo uma estimativa PWC no seu “Global Entertainment and Media Outlook 2005-2009”, a rádio terá investimentos de 66 mil milhões de euros em 2009.
O “Diário de Notícias” traz um artigo sobre o relatório da PWC.

sábado, 9 de julho de 2005

IST RECEBE O MAIOR EVENTO MUNDIAL SOBRE ACÚSTICA

O Instituto Superior Técnico (IST) vai receber a partir de 2ª feira, dia 11, e até 14 de Julho, 800 especialistas, de 60 países, naquilo que é o maior evento mundial sobre acústica e vibrações.
Esta é uma área que interessa à rádio, pois os estúdios das emissoras têm de ter um tratamento que os isole do ruído exterior e evite reverberações que alterem, de uma forma desagradável, o som captado pelos microfones.
O programa Oficial pode ser encontrado em: www.icsv12.ist.utl.pt.

sexta-feira, 8 de julho de 2005

“SOM DA FRENTE”. LEMBRAM-SE?

O programa “Som da Frente” (1982-1993) foi um dos que marcou a rádio nos anos oitenta. Poucos eram os adolescentes que não estavam sintonizados na Frequência Modulada da “RDP - Rádio Comercial” quando António Sérgio dava os primeiros acordes do programa.
A primeira compilação de músicas em CD do “Som da Frente” saiu em 2002, com temas que passaram no programa entre 1982 e 1986. A propósito da edição da segunda colectânea, a revista “Y” - distribuída com o jornal “Público” - traz uma reportagem com António Sérgio.
Sobre o actual estado da rádio em Portugal, António Sérgio diz que «(…) aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar».
«O pensar e sentir alternativo» de António Sérgio pode ser escutado entre a meia-noite e as duas horas dos dias úteis, no programa “Hora do Lobo”, na “Best Rock FM”.

quinta-feira, 7 de julho de 2005

CONTRA AS DESCARGAS ILEGAIS DE MÚSICA

João Paulo Meneses chama-nos à atenção nos seus dois blogues - “O Segundo Choque” e “Blogouve-se” – para uma iniciativa de Boss AC, apoiada pela Antena 3: hoje, quem quiser pode descarregar o tema "Faz o Favor de Entrar (Tuga Night)" gratuitamente e legalmente da internet.
Trata-se de uma iniciativa pedagógica contra os carregamentos de música ilegais que também tem o apoio da AFP (Associação Fonográfica Portuguesa).
Nunca a humanidade teve tanta disponibilidade de música como hoje. Se até às primeiras décadas do século XX a música era um privilégio exclusivo das classes mais favorecidas, hoje ela está totalmente “democratizada”. No entanto, se há cada vez mais música e mais barata, as vendas de discos continuam a cair. Normalmente culpa-se a “pirataria”.
“Pirataria musical” sempre existiu, mas nunca com esta dimensão. Há vinte anos a principal fonte de onde se gravava música era a rádio. Esperava-se, pacientemente, que aquela música - que ainda ninguém tinha em disco (normalmente caro) - passasse na nossa emissora favorita e, então, fazíamos a gravação para uma cassete de fita magnética. Hoje é tudo radicalmente diferente.
Com a disseminação de leitores digitais de música, da Internet, e de uma maior disponibilidade financeira das camadas mais jovens da população, passou a ser mais fácil conseguir as músicas que se quer de uma forma gratuita, ou seja, copiando os CDs dos amigos, fazendo a descarga (quase sempre ilegal) da Internet para o PC, iPod, etc. No entanto, muitos dos jovens que fazem estas descargas não estão cientes das responsabilidades que os seus actos acarretam.
As editoras e os artistas, neste campo, têm razão para se queixar, mas ao invés pedirem medidas repressivas, devem apoiar iniciativas como a de Boss AC, que são capazes de dar bons resultados.

terça-feira, 5 de julho de 2005

PODCASTERS PORTUGUESES

O Podcasting tem vindo a ganhar adeptos no mundo da rádio. Nos Estados Unidos existe, desde 16 de Maio, uma rádio feita exclusivamente com podcasts dos ouvintes - a “KYouRadio”.
Por cá, o Cotonete - um portal com rádios online concebidas pelos internautas – entrou no jogo e criou a “Rádio Podcast”, uma emissora que utiliza nas suas emissões os conteúdos dos podcasters nacionais. Existem para já quatro cooperantes: Blitzkrieg bop, Radiologia, Mixomatose e O Armário das Calças.
Na página da “Rádio Podcast” pode ler-se que «a qualidade do áudio não é a característica mais importante; o que conta é mesmo o conteúdo».
O Podcasting é definitivamente uma nova forma de comunicar e as rádios de podcasts são, pelo menos, uma nova forma de fazer rádio.

sábado, 2 de julho de 2005

“LIVE 8” NA ANTENA 1 E ANTENA 3

A Antena 1 e a Antena 3 vão acompanhar um dos maiores eventos de solidariedade do mundo da música: O "Live 8".
O "Live 8" é uma reedição, vinte anos depois, do “Live aid”. A Antena 1 e a Antena 3 vão transmitir concertos desde Londres, Paris, Berlim, Roma, Filadélfia, etc. num total de dez palcos espalhados pelo mundo.
Cem artistas vão estar presentes no “Live 8”. Entre eles podemos contar com Annie Lennox, Coldplay, Elton John, Keane, Madonna, Mariah Carey, Paul McCartney, Pink Floyd, REM, Robbie Williams, U2 e Sting .
As ultimas notícias do evento poderão ser acompanhadas no blogue que a Antena 3 criou propositadamente para o espectáculo.
As emissões especiais começam às 14h de hoje e prolongam-se até às 02h de Domingo.

sexta-feira, 1 de julho de 2005

HAVIA...

A revista "DNa" - distribuída com o “Diário de Notícias” às sextas-feiras - traz um texto, nostálgico, de Pedro Rolo Duarte que merece ser lido. Como, infelizmente, não está online, deixo aqui um extracto:
«De vez em quando – infelizmente, cada vez mais raramente – falam-me de rádio. Da rádio. Recordam-me os “dias da rádio”, não em filme, mas nas vidas reais de uma geração que cresceu a ouvir, a consumir, a conversar sobre rádio, e escolher os seus heróis e as suas estações. Uma geração a quem foi dada, mais tarde, a última oportunidade de “fazer” rádio – isto é, imaginar, conceber e produzir programas onde o som das palavras, das músicas, e dos silêncios, eram conjugados, trabalhados, e pensados para resultarem em algo mais do que um gira-discos.
Havia música, sim senhor, mas havia mais mundo para lá da música. Havia autores e programas com autoria. Havia estilos. Havia formas de assumir o comando de uma emissão. Distinguiam-se as vozes. Nalguns casos, bastava ligar o aparelho para se perceber que “estava no ar”. Havia ambientes sonoros que só alguns sabiam criar. Enfim, havia rádio (…)
Daqui a um ano terão passado dez anos sobre o último programa que pude imaginar, conceber e produzir numa estação. É redundante perguntarem-me se tenho saudades… (…)»